....
....
26/03/2014

O que esperar de Pimentel Filho, próximo presidente da Câmara Municipal de Campina Grande?


Uma articulação iniciada no ano passado deverá confirmar o vereador Antônio Pimentel Filho (PROS) na presidência da Câmara Municipal de Campina Grande para o biênio 2015-2016. A decisão já foi tomada, após reuniões sucessivas que discutiram não apenas a antecipação da eleição para a Mesa Diretora da Casa, mas também quem seria o nome ideal para assumir o comando do Legislativo Campinense.

 

Pimentel, integrante da base do prefeito Romero Rodrigues (PSDB) na Casa, já articulou os votos da maioria dos parlamentares, necessários à sua eleição. “Pimentel conversou comigo sobre a hipótese de lançamento, de trabalhar o nome dele, no ano passado. Ele trabalhou bem no seio da bancada e hoje é um nome que talvez esteja com sinalização da maioria dos nomes da Casa, com muita chance de ser o novo presidente da Câmara”, disse Romero, durante entrevista.


 Pimentel tem mais de 24 anos de vida pública e será o próximo presidente


A chapa de Pimentel Filho deverá ter como 1º vice-presidente o vereador Lula Cabral (PRB), enquanto Ivan Batista (Pros) será o 1º secretário. Os nomes do 2º vice-presidente e do 2º secretário ainda serão definidos. Com tudo acertado, só um acidente de percurso tirará a cadeira de presidente de Pimentel.

 

Conheço Pimentel Filho há algum tempo. Católico atuante, frequentador da Catedral de Campina Grande, Pimentel é, hoje, o parlamentar com maior número de mandatos na Câmara de Campina e, mesmo assim, ainda não havia assumido a presidência da Casa, a não ser de forma interina. Graduado em administração de empresas, atual vice-presidente da Câmara, Pimentel Filho tem 24 anos de vida pública. Este retrospecto de mandatos lhe confere, também, a maior experiência legislativa dentre os vereadores da atual legislatura.

 

Essa experiência tem sido válida em momentos de tensão na Câmara. Não raro, Pimentel é requisitado para apagar incêndios, tirar dúvidas, orientar tramitação de matérias e votações, ou até mesmo para aconselhar os mais novatos, no que se refere a posicionamentos em plenário ou condutas na tribuna.

 

A prova de que Pimentel soube se articular bem é ter conseguido o mandato, mesmo tendo sido vereador da base do ex-prefeito Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), adversário político de Romero, atual ocupante do Palácio do Bispo. Desde a eleição de Romero, Pimentel começou sua articulação. Mudou de partido, integrou-se à base de Romero e trabalhou bem a sua eleição.

 

Agora – ou melhor, a partir de janeiro do ano que vem – Pimentel terá a oportunidade de, ele próprio, colocar em prática a experiência conquistada em anos de dedicação ao Legislativo. E, pelo que se vê de sua vida legislativa, independente do próximo governador, se alinhado ou não com o prefeito Romero, espere-se um mandato equilibrado. É aguardar pra conferir.

 

Do Blog Carlos Magno