....
....
18/09/2018

Expofeira Paraíba Agronegócios 2018: Sebrae Paraíba incentiva produção de mel no Brejo paraibano


Desde o mel tradicional, utilizado para adoçar comidas e bebidas, até a linha fitoterápica, com xaropes acrescidos de mel e própolis, agrião, romã ou gengibre. Tudo isso é produzido em Pirpirituba, Brejo paraibano, por uma associação composta por 22 apicultores e que, desde a fundação, em 1996, é apoiada pelo Sebrae Paraíba. Agora, o apoio virá em forma de consultoria para obter a certificação junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para aumentar a produção e vender os produtos em supermercados e farmácias do estado.

De acordo com o presidente da Associação de Apicultores e Meliponicultores de Pirpirituba, Renaud Lucena, o apoio do Sebrae Paraíba tem sido fundamental para o desenvolvimento do segmento na região. "Sempre que precisamos, o Sebrae apoia, seja com exposição de produtos, capacitações ou consultorias. Agora, nosso suporte será com a parte burocrática da certificação junto ao Mapa, já que nossos produtos já são feitos dentro das exigências dos órgãos de fiscalização e controle", explicou.



Atualmente, os apicultores da associação conseguem produzir cerca de meia tonelada de mel por mês. A expectativa para o próximo ano é de aumentar para três toneladas, o que será possível após a certificação. "Assim, poderemos entrar em farmácias e supermercados. Nossa linha de produtos é composta por 22 itens, incluindo mel em garrafas e bisnagas de diversos tamanhos e xaropes fitoterápicos. Tínhamos esse desejo de fracionar e agregar valor aos produtos para aumentar a margem de lucro dos produtores", afirmou o presidente da associação.

A associação, que já participou de outras edições da Expofeira Paraíba Agronegócios, vai expor nesta edição também. "Estamos otimistas, apesar de saber que a situação atual do país e financeira das pessoas não está tão boa. Ficaremos satisfeitos se tivermos a mesma margem de lucro do ano passado, embora a intenção vá além da comercialização. A expofeira é uma boa oportunidade para divulgarmos a nossa marca", frisou.

A 51ª edição da Expofeira Paraíba Agronegócios foi aberta neste domingo (16), no Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa. A Expofeira é realizada pelo Sebrae Paraíba em parceria com o Sistema Faepa/Senar, Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). Durante o evento, o Sebrae terá o Salão do Agronegócio, espaço onde serão realizadas palestras, oficinas e consultorias aos produtores do segmento do agro - Assessoria.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas