....
....
26/03/2014

Jornalista de Brasília comenta matéria do Fantástico que mostrou a Paraíba entre as cidades mais violentas do mundo


Na condição de paraibano, nascido em Caiçara há 66 anos, residente em Brasília há mais de 20, atuante nas áreas política e esportiva, confesso-lhes que fiquei um tanto quanto estarrecido com a matéria veiculada pela Rede Globo, no Fantástico de domingo passado.

 

À distância, não sabia que o meu Estado de origem, notadamente a minha capital, está no ranking das cidades mais violentas do mundo. E isto não é bom para a imagem dos nossos poderes executivos, municipal e estadual.

 

Será que houve exagero na matéria global? Não posso mensurar.  Ela teve algum cunho político/eleitoreiro? Não sei também. Ou simplesmente ela teve a pretensão de humilhar ainda mais o tão sofrido e massacrado povo nordestino? Também não sei.


 

De tudo o que foi mostrado, contudo, fica-me a certeza de que, verdadeiramente, precisamos de um choque de ação. O executivo estadual, principalmente, tem a obrigação de rever alguns conceitos, no sentido de aparelhar melhor os nossos policiais, aumentando o contingente e, principalmente, melhorando os seus salários.

 

Os problemas emergentes da segurança pública devem ser, seguramente, a preocupação principal do governador que será eleito em outubro próximo. E o pré-candidato do PMDB, Veneziano Vital do Rego, que ainda não tem experiência estadual, precisa montar um plano para reverter esta situação extremamente aflitante.  

 

Em recente declaração à mídia paraibana, ele afirmou: “Isso vem comprovar o que estávamos denunciando há várias semanas, o caos na segurança pública, apesar da discordância das autoridades constituídas”.

 

Na visão do pré-candidato peemedebista, o governo da Paraíba peca em não promover ações estruturantes no âmbito da Segurança Pública, quando não chama os concursados que aguardam a convocação desde 2008; ou quando desativa os postos da Operação Manzuá e não prioriza a realização das operações itinerantes, muito prometidas na última campanha eleitoral.

 

Não resta dúvida que a matéria global trouxe uma preocupação a mais para a população paraibana. Alguma atitude precisa ser adotada, e de forma urgente, para tirar a nossa Paraíba desse ranking tão maléfico.

 

É lembrar que a segurança, a educação e a saúde são os pilares de qualquer administração. Sem esses itens, básicos por sinal, é impossível qualquer postulante alcançar a confiança do eleitorado. Sabidamente, a Segurança Pública, além da Saúde, tem sido uma das maiores preocupações de Veneziano Vital. Ela fará parte do Programa de Gestão Emergencial para viabilizar soluções de curto e médio prazo para a crise que se instalou nas citadas áreas.

 

O objetivo do Programa de Veneziano é definir ações emergenciais para o enfrentamento direto dos problemas que atingem tanto a saúde como a segurança.

 

HÉLIO OLIVEIRA é paraibano e jornalista em Brasília

 

Do Blog Carlos Magno