....
....
30/03/2014

Paraíba registra um estupro a cada 43h. OAB diz que crimes crescem 300% e efetivo da polícia apenas 12%


A Paraíba registra um estupro a cada 43 horas. Foram 201 casos em 2013. O Ipea revelou que a casa e a vizinhança são locais de maior perigo. Já de acordo com dados da OAB, este tipo de crime cresceu 300% e o efetivo da Polícia Militar apenas 12%. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), sete entre dez casos são cometidos por parentes, namorados e amigos das vítimas. Contudo, apenas 10% dos casos chegam à polícia.

 

O estudo “Estupro no Brasil: uma radiografia segundo os dados da saúde” traz os perfis das vítimas e agressores, de acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). A pesquisa concluiu que 88,5% das vítimas são do sexo feminino e mais da metade tem menos de 13 anos de idade; 46% não possuía o ensino fundamental; 24,1% dos agressores são pais ou padrastos e 32,2% são amigos ou conhecidos da vítima; 37,5% dos estupros contra adultos teve suspeita de uso de álcool e 70,3% dos estupros de pessoas conhecidas do agressor são cometidos em casa.


 Os casos de estupro na Paraíba crescem, enquanto que o efetivo policial diminui


O presidente da Comissão de Segurança da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na Paraíba, Paulo Freire, fez uma estimativa que põe em alerta a sociedade paraibana: de 2004 até hoje, enquanto o crime cresceu 300%, o efetivo de policiais militares aumentou apenas 12%.

 

Emanoel Dantas, especial para o Blog Carlos Magno