....
....

29/09/2018

Fórum em Campina Grande discute desenvolvimento econômico e promove troca de experiências entre municípios paraibanos


Buscando a elaboração de uma agenda conjunta e convergente para nortear iniciativas que tenham como prioridade o fortalecimento da economia regional, secretários e dirigentes de municípios da Paraíba participaram esta semana, em Campina Grande, da terceira edição do Fórum de Dirigentes e Secretários de Desenvolvimento Econômico.

Realizado no Centro de Convenções Raymundo Asfora, o evento teve como destaque a palestra proferida por Eduardo Curado, do Sebrae nacional, que abordou o tema 'Rede de Secretários Impulsionando o Desenvolvimento Econômico'. Durante a apresentação, o palestrante falou sobre conhecimento, governança e gestão de resultados, que, segundo ele, são considerados os três eixos essenciais para a estruturação e a efetivação de uma política de desenvolvimento econômico.



"Os agentes de desenvolvimento econômico são, na verdade, um canal entre as demandas da população em um nível geral e, principalmente, dos empresários com o setor público. Esse papel é fundamental porque se esses atores não fizerem isso, o desenvolvimento simplesmente não acontece, nem para um lado nem para o outro. Por essa razão, essas pessoas que estão aqui precisam entender que elas são fundamentais para o desenvolvimento econômico da região em que estão inseridas", salientou.

Além da palestra, o Fórum também contou com dois relatos de experiências. Um deles, que abriu o evento, foi o da secretária de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande, Rosália Lucas, que apresentou as ações e projetos implantados nos últimos anos para fortalecer a economia e o turismo de eventos na cidade.

O segundo relato foi compartilhado por Flaviana Rosa, secretária de Administração do município de Afogados da Ingazeira, localizado em Pernambuco, que expôs os resultados positivos do modelo de gestão empreendedora adotado pela Prefeitura.

Agenda 2018/2019

Ao final do encontro, os dirigentes e secretários municipais de desenvolvimento econômico elaboraram uma agenda coletiva de trabalho, apontando as prioridades para a área no último trimestre deste ano e em 2019. A construção do documento, que apontou como temas importantes o fortalecimento da Rede Simples na Paraíba e o apoio aos micro e pequenos empreendedores, foi coordenada pelo representante do Fórum Nacional de Dirigentes e Secretários de Desenvolvimento Econômico, Brunno Sitônio, que também é dirigente da Prefeitura de João Pessoa.

Ao avaliar o evento, o gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas do Sebrae Paraíba, Luciano Holanda, destacou que a iniciativa do Fórum "é importante e eficaz para que as ações aconteçam de forma mais concreta nos municípios, impulsionando o desenvolvimento do estado como um todo" - Assessoria.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas