....
....
30/09/2018

Tendência: Micro e pequenas empresas já geraram quase 4 mil postos de emprego na Paraíba em 2018


Enquanto as médias e grandes empresas apresentaram um saldo negativo de 1.036 empregos entre janeiro e agosto de 2018, as micro e pequenas empresas geraram 3.773 postos de trabalho durante o mesmo período na Paraíba, de acordo com pesquisa feita pelo Sebrae, com informações do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Os dados mostram que, seguindo a tendência nacional, os pequenos negócios estão sendo os grandes responsáveis pela geração de empregos.

Do total de empregos gerados no período, destacam-se os setores dos serviços (2.698 postos), da agropecuária (604 postos) e do comércio (416 postos). O setor que teve maior perda de vagas nas médias e grandes empresas foi o da indústria de transformação, com um saldo negativo de 1.041 postos.



No acumulado deste ano até agosto, as micro e pequenas empresas do setor de Serviços lideram o ranking dos empregos no país, com a criação de 286,2 mil novos postos de trabalho, 60% do total de vagas geradas nesse período. A Construção Civil também tem se destacado com a admissão de 80 mil pessoas, nos oito primeiros meses de 2018.

Dados Nacionais

Pelo oitavo mês consecutivo, os pequenos negócios foram os responsáveis pela geração do maior número de empregos no país. Em agosto deste ano, as micro e pequenas empresas registraram saldo de 70,8 mil vagas, o que representou 64% do total dos postos preenchidos no país com carteira assinada. As médias e grandes empresas, por sua vez, geraram 39,2 mil empregos. Com o acumulado nestes oito meses do ano, que é de 475,6 mil empregos gerados, os pequenos negócios devem fechar 2018 com um saldo entre 550 mil e 600 mil empregos, o maior dos últimos três anos. Os números de agosto equivalem a mais que o dobro do registrado em julho. Em comparação com agosto do ano passado, o saldo é quase 50% maior.

"As micro e pequenas empresas, por estarem mais presentes em pequenos municípios, têm mais abrangência e uma capacidade de absorver pessoal mais facilmente. Também têm mais flexibilidade em detrimento das grandes empresas, que se localizam nas metrópoles. Por isso, as micro e pequenas empresas têm um papel importantíssimo no crescimento econômico do país. Por aumentar consideravelmente a geração de empregos e movimentar a economia local, necessitam de políticas de incentivo para se desenvolverem", comentou a analista técnica do Sebrae Paraíba, Nelijane Ricarte ? Assessoria.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas