....
....
05/10/2018

Governo assina convênio para realização do Gira Mundo no Reino Unido e regulamenta 20 Escolas Técnicas Estaduais


O Governo do Estado e o The BournemouthPoole College do Reino Unido assinaram, na última quarta-feira (3), um Memorando de Entendimento visando a integração das instituições no programa de intercâmbio Gira Mundo. Na oportunidade, também foi assinado pelo governador Ricardo Coutinho o decreto de regulamentação de 20 Escolas Cidadãs Integrais que, no próximo ano, serão Escolas Cidadãs Integrais Técnicas.

Durante a solenidade, o governador recebeu das mãos do coordenador do Programa Gira Mundo, Tulhio Serrano, o prêmio conquistado no dia 27 de setembro, na AFS Global Conference, realizada em Budapeste, na Hungria. A premiação foi concedida pela contribuição do Gira Mundo na defesa das relações interculturais entre as nações e pelos relevantes serviços deste Programa para o aperfeiçoamento da educação.



Na ocasião, o governador Ricardo Coutinho afirmou que a parceria entre o Governo do Estado e o The BournemouthPoole College do Reino Unido representa um grande avanço e vai possibilitar o intercâmbio de estudantes e professores da rede estadual de ensino no Reino Unido, por meio do Gira Mundo. Ele também presenteou o Cônsul britânico em Recife, Graham Tidey, com uma peça do artesão Guariguazi Tavares, que faz parte do Programa de Artesanato da Paraíba.

"Estamos acrescentando um novo destino para os participantes do Gira Mundo e, ao mesmo tempo, estamos ampliando a oferta do ensino técnico na Paraíba. O Gira Mundo estimula o protagonismo na rede pública e contribui para que os jovens superem os desafios da vida. Tanto o Gira Mundo como o ensino técnico estão dando bons frutos por toda a Paraíba", afirmou o governador Ricardo Coutinho.



Para o coordenador do Programa Gira Mundo, Tulhio Serrano, é uma grande satisfação ver que, mais uma vez, o Gira Mundo está sendo ampliado, o que mostra o quanto este programa de intercâmbio, existente desde 2016, se tornou importante para a rede estadual de ensino. "O prêmio que recebemos na Hungria é um reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido pelo Gira Mundo na Paraíba. A AFS atua em mais de 180 países e é referência em termos de intercâmbios no mundo. O Gira Mundo se consolida com uma política pública eficaz e que promove um grande avanço na educação", pontuou.

"O Governo já enviou alunos para o Canadá, Espanha, Portugal e Argentina e o Reino Unido será mais um destino do Gira Mundo, tanto para estudantes como para professores. A universidade que estamos fazendo o convênio atua em áreas de grande interesse para o Estado, como tecnologia da informação, design, turismo, mineração, enfim, áreas que são abordadas nas nossas escolas técnicas e serão aprimoradas com os intercâmbios", falou o secretário da Educação, Aléssio Trindade.



O The BournemouthPoole College é uma instituição britânica de ensino que conta com mais de 10 mil estudantes e atua em diversas áreas, como educação, engenharia, hospitalidade, tecnologias marinhas, música, artes, energias renováveis e formação de professores. "O papel do consulado é firmar parcerias que tragam frutos positivos para ambas as partes. Este convênio é o primeiro passo para mandar alunos e professores paraibanos para compartilhar do nosso sistema educacional, no ano que vem. Temos um foco muito forte em inglês, ciências, turismo e outros temas de interesse da Paraíba", ressaltou o Cônsul britânico em Recife, Graham Tidey - Secom-PB.

Portal Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas