....
....
01/04/2014

Análise Vox Populi, Consult e 6 Sigma na Paraíba mostra queda de Cássio e Ricardo e ascensão de Veneziano


Uma análise das três pesquisas de intenção de voto publicadas na Paraíba após ter sido sacramentado o rompimento político entre o atual governador Ricardo Coutinho (PSB), que tentará a reeleição nas Eleições 2014 e o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) pré-candidato a governador, mostra um quadro bastante interessante: a queda dos ex-aliados e a ascensão do pré-candidato Veneziano Vital do Rêgo (PMDB).

 

A primeira pesquisa, divulgada em dezembro pelo instituto Vox Populi, ainda sem a exigência de registro por parte da Justiça Eleitoral, mostrou o senador Cássio Cunha Lima em 1º lugar, com 50% das intenções de voto; seguido pelo atual governador Ricardo Coutinho, com 27% e, em terceiro, Veneziano Vital, com 10%.


 Após o rompimento entre Ricardo e Cássio, 3 pesquisas foram divulgadas: Vox Populi, Consult e 6 Sigma


A segunda pesquisa, já dentro do que determina a Legislação Eleitoral, publicada na semana passada pelo instituto Consult, trouxe novamente o senador Cássio Cunha Lima em 1º, só que 10 pontos abaixo da pesquisa anterior, com 40%; em segundo, novamente o governador Ricardo Coutinho, 4 pontos a menos, com 23%; e, em terceiro, novamente Veneziano Vital, com 2 pontos a mais, ou seja, 12%.

 

A terceira pesquisa, divulgada pelo instituto 6 Sigma nesta segunda-feira (31) trouxe novamente o senador Cássio Cunha Lima em 1º, com 43 % (três a mais que no levantamento anterior); em segundo o governador Ricardo Coutinho, com 1 ponto a menos, ou seja, 22%; e em terceiro Veneziano Vital, que subiu mais dois pontos, chegando a 14%.

 

Com os dados sendo analisados em conjunto, percebe-se que, desde a primeira pesquisa, Cássio caiu 7 pontos, Ricardo caiu 5 pontos e Veneziano subiu 4 pontos.

 

A pesquisa Vox Populi foi divulgada num período em que a Justiça Eleitoral não exige registro. Já a pesquisa do Instituto Consult foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 00055/2014 e no Tribunal Regional Eleitoral com o número 00002/2014, no dia 22 de março deste ano. Foram ouvidos dois mil eleitores em 67 municípios nas sete regiões do Estado. A coleta de dados ocorreu no período de 14 a 16 deste mês.

 

A pesquisa 6 Sigma foi registrada sob o número PB-00003/2014 no TRE-PB, que exige cinco dias antes da divulgação. Além de presidente, governador, senador e deputados na Paraíba, a pesquisa mostrará avaliações dos prefeitos de João Pessoa, Campina Grande e mais 58 municípios da Paraíba, além da gestão de Dilma Rousseff.

 

Do Blog Carlos Magno, com Ass.Com Comunicação & Marketing