....
....
02/04/2014

Prédios em azul e panfletagem marcam Dia Mundial de Conscientização do Autismo em Campina Grande


O Dia Mundial de Conscientização do Autismo – 2 de abril – está sendo marcado em Campina Grande por uma programação especial desenvolvida por um grupo de pais e mães de crianças autistas, que serão atendidos pela Associação de Amigos do AutistaAMA Campina Grande. A entidade deverá ser inaugurada no final deste mês, no bairro do Alto Branco, e atenderá crianças inseridas no chamado Espectro do Transtorno Autista.

 

Dentro da programação está a iluminação, em azul, de prédios públicos, a exemplo do Hospital Municipal da Criança e do Adolescente Dr. Severino Bezerra de Carvalho, no bairro do Centenário; e do pórtico de entrada do Parque da Criança, no Catolé. Além disso, os pais e mães estão estimulando as pessoas a usar, durante o dia de hoje, roupas na cor azul, característica da campanha de conscientização do autismo.


 Hospital Municipal da Criança e do Adolescente Dr. Bezerra de Carvalho ganhou iluminação azul


“O azul foi convencionado como a cor do autismo porque a síndrome é mais frequente em meninos do que em meninas. Também pode significar a imensidão do universo, sem limites. Assim é a capacidade de alguns autistas! Como a de qualquer outra pessoa”, diz trecho do panfleto que está sendo entregue durante o dia de hoje nos hospitais da cidade que atendem crianças.

 

O dia 02 de abril foi considerado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo pela Organização das Nações Unidas – ONU, em 18 de dezembro de 2007. No dia 2 de abril de 2010, ao lembrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a ONU declarou que, segundo especialistas, a doença atinge cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem.

 

Na década de 90, a ONU estimava o nascimento de uma criança autista para cada grupo de 2.500. Hoje essa relação já é de uma criança pra cada 55. Com os dizeres “Estamos conquistado nosso espaço no mundo”, mães e pais de crianças autistas vão passar o dia trabalhando a conscientização da população para a importância da inserção da criança autista na sociedade.

 

O panfleto que será distribuído com a população traz algumas informações sobre o autismo e a importância da conscientização. Também traz dados sobre a legislação que garante direitos das crianças autistas e alguns sinais que indicam que a criança pode estar inserida no chamado Espectro do Transtorno Autista.


Do Blog Carlos Magno, com Ass.Com Comunicação & Marketing