....
....
20/10/2018

Ricardo participa da abertura do 8º Festival de Turismo JPA, no Centro de Convenções da capital


O governador Ricardo Coutinho participou, nesta sexta-feira (19), da abertura da 8ª edição do Festival JPA (Festival do Turismo de João Pessoa), realizado no Centro de Convenções, na capital paraibana. O evento reúne mais de 3.500 profissionais ligados ao setor de viagens e turismo do Brasil e de outros países. O Festival JPA acontece até este sábado (20) e conta com cerca de 200 estandes, fóruns, capacitações, palestras, além de eventos paralelos ligados a área.

Na ocasião, o governador Ricardo Coutinho fez a entrega de troféus para os diretores do Festival JPA e outros parceiros do turismo na Paraíba, como sinal de reconhecimento pelo empenho no desenvolvimento de ações que incentivam o crescimento deste setor no Estado. O chefe do Executivo Estadual ainda enfatizou que o Festival JPA já faz parte do calendário de eventos do setor turístico nacional.



"O turismo é uma indústria fundamental para o país e este evento vem crescendo durante estes oito anos de existência. Mesmo em tempos de crise, o turismo na Paraíba também cresceu. Este desenvolvimento veio com o Centro de Convenções, com a Trilha dos Potiguaras, com os circuitos turísticos, com investimentos na infraestrutura, enfim, tivemos um avanço enorme na área do turismo", ressaltou o governador. "O Festival JPA é um dos três maiores festivais de turismo do Brasil e espero que ele possa se fortalecer cada vez mais", acrescentou.

O diretor comercial do Festival JPA, Cláudio Júnior, destacou que pela primeira vez o evento está recebendo um grupo de operadores da Argentina, além de contar com as presenças da cônsul geral da China, Yan Yuqing, do cônsul dos Estados Unidos, John Barrett, e do cônsul da Argentina, Alejandro Funes Lastra. "O evento vem se consolidando como um dos mais importantes do calendário nacional e a cada ano aumenta a participação de empresas e destinos do exterior. Desejo que os profissionais façam bons negócios durante e após o evento e obtenham mais conhecimentos através das capacitações", falou.



Para o secretário executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, o Festival JPA "traz o mundo dos negócios na área do turismo para a cidade de João Pessoa, se caracterizando como uma aposta que deu certo e que vem crescendo a cada edição, inclusive com a internacionalização do evento".

De acordo com a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, o evento é de grande relevância, porque aquece o setor do Turismo paraibano, ocupando a rede hoteleira e movimentando a área da gastronomia local. "Além de ser um evento que traz grandes expositores e agentes de viagens para o Centro de Convenções, o Festival ainda movimenta a hotelaria, a gastronomia, enfim, mexe com a economia e mostra a Paraíba para o mundo", frisou.



Durante o Festival, a PBTur está divulgando os principais roteiros da Paraíba em um estande com 27 metros quadrados, com a participação das prefeituras de Campina Grande, Cuité, Lucena, Bananeiras, Araruna e Cabaceiras, que expõem seu potencial turístico para agentes de viagens e outros profissionais da área.

No evento, os participantes podem acompanhar palestras e capacitações sobre temas como Turismo Rural; Turismo de Base Comunitária; Regionalização do Turismo; Acordo de Livre Comércio entre Egito e Mercosul; Economia Criativa como Diferencial Turístico; O Futuro na Hotelaria e João Pessoa como cidade criativa pela Unesco, entre outros. O visitante também encontrará salas exclusivas da Azul Viagens, Best Western, Trend, USA, Visit Europe, Visit Florida e outras salas diversificadas.



"Sinto uma enorme satisfação em participar deste grande Festival aqui na Paraíba. Nós da Embratur estamos sempre promovendo a imagem do país, participando de diversos eventos e por isso, posso dizer que o Festival JPA merece os parabéns, porque já é um dos melhores do país", afirmou o representante da Embratur, Gilson Lira - Secom-PB.

Portal Carlos Magno