....
....
03/04/2014

Tribuna do Senado: Vital destaca Dia Mundial de Conscientização Autista e elogia trabalho de instituições como a AMA


O Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) fez discurso na tribuna do Senado Federal nesta quarta-feira (02), Dia Mundial de Conscientização Autista, enfocando a importância da data e elogiando iniciativas de entidades que trabalham com crianças autistas. Ele citou, dentre elas, as AMAs – Associações de Amigos do Autista e lembrou que na Paraíba existe uma AMA em João Pessoa e outra que será inaugurada em Campina Grande.

 

“Hoje é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Quero aproveitar esse momento para destacar as iniciativas, em todo o país, de pais e mães de crianças inseridas no chamado Espectro Autista de conscientizar a população para a necessidade da adoção de iniciativas que proporcionem a convivência das crianças, adolescentes e adultos autistas no mundo atual”, afirmou o senador, que foi à tribuna vestindo uma gravata azul, cor de homenagem aos autistas.


 Senador Vital do Rêgo utilizou uma gravata azul, cor que representa a conscientização autista


Ele lembrou que, na década de 90, a ONU estimava que, no mundo, nascia uma criança autista para cada 2.500 e que hoje já existem estudos indicando o nascimento de uma criança para cada 55. “Alguém pode dizer que esse preocupante aumento se deve ao diagnóstico que, hoje, é feito com mais precisão. Afinal, as crianças que antes demoravam a falar, ou se isolavam na escola, ou tinham dificuldade de interação, corriam demais ou demonstravam qualquer outra das tantas características que a classificam como autista, não eram diagnosticadas”.

 

Para Vital, essa mudança se deve, principalmente, à evolução no diagnóstico, mas lembrou que há estudos que apontam outros fatores que também contribuem para esse aumento. “Há, inclusive, especialistas que divergem sobre esta curva tão ascendente. Uns acham que ela se deve, exclusivamente, à precisão maior no diagnóstico. Outros são categóricos em afirmar que só este fato não justifica e que existe um outro fator gerador desse estratosférico aumento”, afirmou o senador paraibano.

 

AMA - Vital disse que hoje o mundo se preocupa cada vez mais com o comportamento e o desenvolvimento das crianças e está agindo para melhorar a qualidade de vida delas e integração na sociedade. “Dentre estas iniciativas estão as AMAs – Associações de Amigos do Autista, entidades sem fins lucrativos que trabalham com crianças que tem as dificuldades características dos autistas, visando inseri-las na vida cotidiana”.

 

O senador destacou que na Paraíba existe apenas uma AMA, em João Pessoa, que tem capacidade máxima de atendimento para 36 crianças – 18 por turno (manhã e tarde). “Não que a AMA da capital seja limitada, mas é que o atendimento personalizado faz com que a instituição, mesmo com estrutura considerável, fique impossibilitada de atender mais crianças”.

 

Ele lembrou que em Campina Grande um grupo de pais e outros voluntários vem articulando, desde o ano passado, a implantação da segunda AMA da Paraíba, para atender, inicialmente, 10 crianças, mas com capacidade para até 26. A AMA Campina Grande será inaugurada no final deste mês. “O fato preocupante é que, considerando o tipo do tratamento – individualizado, com um terapeuta para cada criança – e o aumento no diagnóstico, as AMAs acabam ficando limitadas para atender à grande demanda”.

 

Apoio governamental - Vital lembrou também que, no mundo atual, existe a necessidade de uma maior participação do poder público nas políticas de saúde direcionadas ao tratamento dessas crianças. Como também, no incentivo a entidades e associações que trabalham com essas crianças.

 

Ele lembrou a iniciativa da presidente Dilma Rousseff de sancionar a Lei que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, a Lei nº 12.764/2012, que também estabelece diretrizes para a sua execução.

 

“Com essa Lei, as crianças passam a ter seus direitos assegurados. É mais uma iniciativa para ajudar na inclusão delas no mundo atual, proporcionando aos autistas de todo o país os mesmos direitos de outras pessoas que tem algum tipo de deficiência. Uma iniciativa louvável, que deve servir de exemplo para a sociedade e para os cidadãos como um todo”, finalizou o parlamentar.


Do Blog Carlos Magno, com Assessoria