....
....
04/11/2018

Três pacientes morrem durante transferência, após incêndio em UPA na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro


Três pacientes morreram ao serem transferidos às pressas da Coordenação de Emergência Regional (CER) da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, que foi atingida por um incêndio. As vítimas estavam sendo levadas para o Hospital Municipal Lourenço Jorge. O local que pegou fogo fica anexo ao Lourenço Jorge, e funcionava como uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), fazendo triagem para possíveis atendimentos no hospital.

O fogo começou entre as 15h e as 16h, quando havia pelo menos 50 pacientes na CER, segundo informou o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, que mora próximo ao hospital e foi até lá acompanhar o trabalho dos bombeiros.

O incêndio ocorreu no segundo andar da CER, onde ficam um refeitório e dormitórios dos funcionários. Os pacientes estavam no primeiro andar. De acordo com enfermeiras que não quiseram se identificar, quando as chamas começaram houve uma correria de funcionários para o local e os pacientes foram retirados. Três deles, no entanto, não resistiram à transferência.



Crivella informou que ainda está avaliando a situação, mas que disponibilizou ambulâncias para levar pacientes para outras unidades se for necessário. O prefeito afirmou também que na segunda-feira vai tentar avaliar como pode ser feita a reconstrução da CER.

O prédio fica no início da Avenida Ayrton Senna, em direção à Linha Amarela e a Transolímpica. A avenida teve a pista lateral fechada para a circulação de carros do Corpo de Bombeiros. A interdição formou um grande engarrafamento nas imediações do Terminal de Ônibus da Alvorada e na Avenida das Américas, na altura do Barrashopping - Veja.

Portal Carlos Magno