....
....
19/04/2014

Relatório de Vital do Rêgo para Marco Civil apresenta os avanços da internet brasileira. Veja detalhes


Ao apresentar na Comissão de Constituição Justiça e Cidadania (CCJ), do Senado, do qual é presidente, o seu relatório sobre o projeto Marco Civil na Internet, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), garantiu que o Brasil terá em breve uma legislação moderna e avançada no campo da internet.

 

Vital do Rêgo que é relator do Projeto de Lei (PLC 21/2014), disse que tem procurando dar a celeridade que o projeto necessita no chamado Regime Constitucional, para assegurar a votação em plenário dentro do prazo. Conforme anunciou o senador, o relatório será analisado pela CCJ nesta terça-feira (22). “Na CCJ, relatando Projeto de Lei que estabelece princípios, direitos e deveres para o uso da internet no Brasil” relatou o senador.
 
Relatório do Senador Vital do Rêgo vai definir os detalhes da internet no Brasil
 Relatório do Senador Vital do Rêgo vai definir os detalhes da internet no Brasil
 

De acordo com Vital do Rêgo, o projeto do Marco Civil da Internet respeita os 3 pressupostos básicos da Constituição Federal, que é a neutralidade, a privacidade e a liberdade de expressão. “Posso garantir com a responsabilidade que tive de ler, reler e estudar profundamente a matéria que o projeto é bom”, afirmou o senador peemedebista.

 

Ele relatou ainda a correria no Senado, no sentido de entregar ao país uma legislação importante para o Brasil com direitos e princípios para os internautas. “No Senado, corremos contra o tempo para entregar uma legislação tão importante para o Brasil, direitos aos internautas, em contexto mundial” afirmou.

 

Na CCJ, Vital informou não ter detectado vícios de legalidade ou constitucionalidade e recomendou a aprovação da proposta com duas emendas de redação, apresentadas pelo senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP). No mérito, ele destacou o espírito social do projeto e a “necessidade de uma regulamentação jurídica imposta pela era cibernética”.

 

- O marco civil deixa bem claro que a legislação brasileira deve ser respeitada por todos os provedores atuantes no país. É uma obra legislativa que preservará a natureza plural da internet, com respeito aos direitos humanos e à dignidade da pessoa - afirmou. Vital também destacou o esforço do deputado Alessandro Molon (PT-SP), relator da proposta na Câmara. O marco civil estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da internet no país.

 

Como presidente da CCJ, ele lembrou que há anos o Senado vem debatendo o projeto que, aprovado, representará a concretização do sonho de ter no País uma legislação avançada da internet. “O sonho se tornará realidade nos próximos dias. A sociedade civil brasileira se viu envolvida na elaboração do projeto”, garantiu o senador.

 

O projeto, que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para internautas e provedores na web tramita em conjunto nas duas Comissões deve ser analisado nesta terça-feira (22) e teve a votação adiada devido um pedido de vistas coletivo. O projeto já recebeu mais de 40 emendas nas três comissões.

 

Do Blog Carlos Magno, com Assessoria