....
....
30/04/2014

Senador Vital diz que Dilma resgata compromisso com a Paraíba ao anunciar Ramal Piancó da Transposição


O Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) disse na noite desta quarta-feira (30) que a presidente Dilma Rousseff (PT) está resgatando mais um compromisso com a Paraíba, quando anuncia que a terceira entrada da Transposição de Águas do Rio São Francisco na Paraíba, pelo Rio Piancó, sairá do papel ainda este ano. De acordo com Vital, esta é uma antiga reivindicação dos paraibanos, sobretudo da região do Vale do Piancó, a maior beneficiada.

 

Nesta quarta-feira Vital obteve do Ministério da Integração Nacional a garantia de que o edital para a elaboração do projeto complementar executivo das obras da terceira entrada da transposição será publicado até o mês de junho. Só este ano o senador paraibano já esteve por duas oportunidades no Ministério para cobrar a execução do projeto. A última delas há cerca de 20 dias.


 Senador Vital, durante recente audiência com o Ministro Francisco Coelho


No mês de janeiro, ao participar do aniversário de 149 anos de emancipação política de Itaporanga, Vital declarou seu apoio ao projeto e disse que estava atuando, em Brasília, para que ele se tornasse realidade ainda neste atual mandato da presidente Dilma, com a adoção do chamado Ramal Piancó, que garantirá água do Rio São Francisco para a região do Vale, através da integração das bacias.

 

Na oportunidade, Vital do Rêgo detalhou o projeto, que visa incluir o Ramal Piancó na transposição, e disse ter debatido o assunto naquela mesma semana com o Ministro da Integração, Francisco José Coelho Teixeira. Vital explicou que o objetivo do Ramal Piancó é captar água do Canal Adutor do Eixo Norte da Transposição para o Açude Condado, na Bacia Hidrográfica do Rio Piancó, na cidade de Conceição.


 Senador Vital, durante recente audiência com o Ministro Francisco Coelho


“Antes de vir aqui para Iraporanga pedi ao Ministro para me atualizar sobre as informações e também apresentei para ele meu total apoio ao projeto”, afirmou na época o senador paraibano. O projeto está orçado em quase R$ 200 milhões e prevê a construção de um conjunto de adutoras que vai garantir a chegada da água para 18 municípios que possuem problemas em seu abastecimento.

 

“Será um canal com 29 quilômetros de extensão e vazão mínima de 3 mil metros cúbicos por segundo, beneficiando diretamente mais de 15º mil paraibanos, localizados na região do Vale do Piancó e adjacências. Vamos acompanhar os passos desta obra para que ela possa ser executada dentro do que prevê o governo, garantindo, assim, o benefício para os paraibanos”, afirmou o senador.


Do Blog Carlos Magno, com Assessoria