....
....
06/05/2014

Em Guarabira, familiares recebem documento provando que cassação de mandato de deputado de Pedro Gondim foi injusta


Durante solenidade realizada na noite desta segunda-feira (05) na Câmara Municipal de Guarabira, em homenagem ao centenário de nascimento do ex-governador da Paraíba Pedro Moreno Gondim, os familiares do ex-governador receberam um documento comprovando que a cassação do mandato de deputado federal de Pedro Gondim ocorreu de forma injusta. O documento foi entregue pelo advogado e professor de Direito Jean Patrício da Silva, membro da Comissão Estadual da Verdade.

 

O documento, até então sigiloso, mas que passa a ser tornado público a partir dos trabalhos da Comissão Estadual da Verdade, foi entregue nas mãos da deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB), filha do homenageado. “Naquela época, os políticos que estavam ao lado do povo, que tinham discursos em favor dos mais humildes, dos mais necessitados, eram considerados uma ameaça ao governo”, afirmou o advogado.


 Nilda Gondim, filha de Pedro Gondim, recebendo o documento das mãos do advogado e professor de Direito Jean Patrício da Silva, membro da Comissão Estadual da Verdade


Nilda Gondim recebeu o documento em nome da família, que também se fez representada em Guarabira pelos netos de Pedro Gondim, Veneziano Vital do Rêgo (pré-candidato a governador da Paraíba pelo PMDB) e Rachel Gondim (médica, com atuação em João Pessoa). Emocionada, Nilda Gondim afirmou que aquele momento representava uma grande importância política e histórica para todos.

 

“Este documento é importante não apenas para a nossa família, mas para todo o povo paraibano, porque muita gente chega pra gente e pergunta: ‘por que é que Pedro Gondim foi cassado? Quais foram os motivos alegados na época pelo governo?’ e nós agora podemos dizer que foi uma cassação injusta, política e que prejudicou a democracia paraibana e brasileira”, afirmou a parlamentar.

 

Pedido de Veneziano - Veneziano também foi à tribuna e pediu ao membro da Comissão Estadual da Verdade que pesquisasse, da mesma forma, os motivos da cassação do mandato de deputado federal de seu pai, o tribuno Vital do Rêgo. “Coloque às escancaras os fatos que ficaram às escondidas e que, paulatinamente, tem sido apresentados à sociedade”, afirmou.

 

Ele agradeceu o gesto da Coimissão Estadual da Verdade em nome dos demais familiares que não puderam se fazer presentes, a exemplo do Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), que estava em Brasília, no exercício do mandato.

 

O ex-governador Roberto Paulino (PMDB) também ocupou a tribuna para falar sobre Pedro Gondim. Ele disse que aquele momento tinha um significado especial e falou sobre o documento entregue à família. “Naquela época os políticos eram cassados porque defendiam, o povo. Hoje são cassados por outros motivos”, afirmou ele.

 

Também utilizaram a tribuna o ex-governador José Maranhão (PMDB), que destacou a importância daquele momento e falou sobre a trajetória política de Pedro Gondim; e o artista pessoense Liss Albuquerque, que fez uma apresentação musical e leu um cordel, de sua autoria, contando a história de Pedro Gondim.

 

Do Blog Carlos Magno, com Ass.Com Comunicação & Marketing