....
....
20/05/2014

Baixos salários, má estrutura e desrespeito às prerrogativas fazem procuradores do Estado pedirem exoneração da PGE


Em todo ciclo profissional é normal que os membros de determinado órgão ou empresa busquem melhores salários e condições de trabalho. E na Procuradoria Geral do Estado da Paraíba (PGE-PB) essa realidade não tem sido diferente. É grande o número de procuradores de Estado aprovados nos dois últimos concursos da categoria (2005 e 2008), que pediram exoneração do cargo para ocupar funções melhores remuneradas e com boa estrutura.

A última baixa nos quadros da PGE foi o combativo procurador Deraldino Araújo Filho, que deixou a Procuradoria para assumir função na Defensoria Pública da União (DPU), com lotação na Capital de Rondônia, Porto Velho. Ele tomou posse na DPU na última quinta-feira (15).

“E a vida foi me ensinando que é preciso ter coragem! Coragem para lutar contra tudo aquilo que me incomoda e entendo como errado; coragem para correr atrás do que almejo e, também, coragem para recomeçar! E foi com este espírito que, na última quinta-feira, após ter pedido ‘final de fila’ em 2013, fui empossado na Defensoria Pública da União”, disse Deraldino Filho.

Nomeado procurador do Estado da Paraíba em novembro de 2011, Deraldino Araújo Filho deixou a Procuradoria

Nomeado procurador em novembro de 2011, Deraldino Araújo Filho deixou a PGE

O novo membro da DPU também fez questão de agradecer aos membros da PGE-PB em sua posse. “Aos meus colegas e amigos da Procuradoria do Estado da Paraíba, que talvez possam não ter compreendido, num primeiro momento, a minha decisão, agradeço imensamente pela enorme atenção e amizade a mim dispensadas. Saibam que continuarei torcendo pelo fortalecimento da instituição e pelo sucesso de todos”, concluiu.

A presidente da Associação dos Procuradores do Estado da Paraíba (Aspas-PB), Sanny Japiassú, parabenizou o associado Deraldino Filho pela nova etapa em sua vida profissional. “É um orgulho enorme vermos um jovem procurador do Estado de carreira, combativo, batalhador e muito inteligente alçar esse novo desafio, ocupando um importante quadro na Defensoria Pública da União. A Diretoria da Aspas lhe deseja sucesso”, comentou.

Importantes valores deixam a Paraíba - Apesar de parabenizar o procurador Deraldino Filho, a presidente Sanny Japiassú também lamentou que importantes valores estejam, cada vez mais, deixando os quadros da PGE-PB. De acordo com ela, apenas três dos 15 procuradores do Estado aprovados e nomeados, por meio do concurso público realizado em 2005, continuam trabalhando na Procuradoria. Já com relação ao certame realizado em 2008, que ofereceu 30 vagas, o último nomeado foi o candidato que ocupou a 97ª posição na ordem geral de classificação. Deraldino foi o quinto procurador do Estado a pedir exoneração nos últimos meses.

“Vários procuradores do Estado foram aprovados em novos concursos e assumiram cargos em outras instituições. Isso é fruto da desvalorização salarial da nossa categoria, do desrespeito às prerrogativas dos procuradores do Estado da Paraíba e da total falta de estrutura disponibilizada pela PGE para que os seus membros possam executar o trabalho, diga-se de passagem, essencial para a administração pública”, explicou Sanny Japiassú.

Sobre Deraldino Filho - Deraldino Araújo Filho foi nomeado procurador do Estado da Paraíba em novembro de 2011 e tomou posse em dezembro do mesmo ano. Antes, porém, ele ocupou cargo na Defensoria Pública do Ceará e agora assume uma das vagas da Defensoria Pública da União.

Do Blog Carlos Magno, com Assessoria