....
....
24/05/2014

Igreja Católica de Campina Grande muda padres da Catedral e da Igreja do Rosário neste sábado. Veja detalhes


A Igreja Católica promove neste sábado (24) uma mudança nos padres da Catedral de Nossa Senhora da Conceição, no centro de Campina Grande; e da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no bairro da Prata. As alterações foram confirmadas pela Diocese local no último mês de fevereiro e divulgadas em primeira mão no Blog Carlos Magno (veja as mudanças clicando aqui).

Na noite desta sábado, a partir das 19h30, o padre Márcio Henrique Mendes Fernandes, Vigário Geral da Diocese (cargo que continuará exercendo) celebra a sua última missa como pároco da Catedral. A sua posse na Igreja do Rosário será no domingo (25), durante a sua primeira celebração já como novo pároco do Rosário, marcada para as 19h30. O padre Lourildo Soares será transferido da paróquia do Rosário para a Paróquia de Santo Antônio, no bairro de Santo Antônio.

Após 14 anos, Pe Márcio deixa a Catedral de Campina Grande e vai para a Igreja do Rosário

Após 14 anos, Pe Márcio deixa a Catedral de Campina Grande e vai para a Igreja do Rosário

Já a Catedral de Campina Grande receberá seu novo padre na Missa deste domingo, às 10h. O padre Luciano Guedes da Silva virá da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, na cidade de Cuité. Por conta da mudança, a Catedral informa que no domingo não haverá celebração à noite, já que os fiéis da Catedral estão sendo convidados para a missa de posse de Pe Márcio no Rosário.

Padre Márcio assumiu o comando da Catedral aos 27 anos, no ano de 2000, logo após a sua ordenação. O Conselho Diocesano decidiu pela mudança, considerando o tempo de permanência dos padres nas paróquias que, de acordo com o Código de Direito Canônico e a Legislação complementar da CNBB (Cânones 519 e 522), é de seis anos. No caso de Padre Márcio, ele já estava à frente da Catedral de Campina Grande há quase 14 anos.

Ao longo desse tempo, Pe Márcio fortaleceu os movimentos, as pastorais e a presença da Catedral na vivência das pessoas. A partir desse fortalecimento começou a surgir uma nova igreja, incrustada em pleno centro da cidade, mas com o poder de atrair para si famílias inteiras. E, mais que isso, compromissá-las no serviço, na doação, na dedicação plena a Cristo.

Padre Márcio (esquerda) deixa a Catedral, que terá como pároco o Padre Luciano (direita)

Padre Márcio (esquerda) deixa a Catedral, que terá como pároco o Padre Luciano (direita)

É que a Catedral de Campina Grande, como todas as outras catedrais, era conhecida como uma igreja aonde as pessoas que iam ao centro da cidade para resolver qualquer problema, aproveitavam para conversar com Deus, desabafar, procurar ajuda, rezar. Mas, raramente, firmar um compromisso mais concreto com a igreja e com o serviço. E Padre Márcio, vendo a necessidade de aproximar mais estas pessoas da igreja, decidiu encarar a missão.

Hoje a Catedral se orgulha de ter um ECC forte, mas também outros encontros que foram criados a partir desta visão do Padre Márcio, que chegou a Campina Grande no ano de 1989, apenas para estudar, em princípio, sem qualquer pretensão aparente de viver uma vida sacerdotal, mas que acabou abraçando o sacerdócio.

Além do ECC, a Catedral realiza outros encontros, como o Encontro de Jovens com Cristo – EJC, o Encontro com Cristo – EC, o Encontro de Adolescentes com Cristo – EAC, o Encontro de Namorados com Cristo – ENC; o Encontro de Segunda União e, o mais recente dos encontros, o Encontro de Recém Casados, que deverá ter a sua primeira edição em breve.

Do Blog Carlos Magno, com Pascom Catedral