....
....
25/05/2014

Padre Luciano Guedes celebra primeira missa na Catedral de Campina e pede orações aos fiéis campinenses


Os fiéis católicos da Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição, no centro de Campina Grande, acolheram neste domingo (25), durante a celebração das 10h, o seu novo Padre, Luciano Guedes da Silva, que veio da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, na cidade de Cuité. A primeira missa celebrada por Pe Luciano foi comandada pelo Bispo Diocesano da cidade, Dom Manoel Delson.

Durante a celebração, coube ao coordenador do Ministério da Eucaristia, Anderson Ramalho, fazer as boas vindas ao novo pároco. “Agradecemos ao bispo Dom Delson pela feliz escolha do Padre Luciano. A partir de hoje o senhor será membro de cada família, compartilhará conosco todos os sofrimentos e alegrias”, disse ele.

Padre Luciano Guedes da Silva veio da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, em Cuité

Padre Luciano Guedes da Silva veio da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, em Cuité

“Sabemos que as mudanças de párocos sempre geram sentimentos, tanto nos padres quanto nos membros das paróquias envolvidas. Instigado em sua vocação missionária o senhor, como sacerdote, aceitou assumir os desafios desta nova comunidade que abraça e mesmo que, tateando nos primeiros tempos, sabemos que vai conquistando-a e sendo por ela conquistada”, disse o coordenador.

Anderson Ramalho afirmou que, se nas mudanças os padres tem suas aflições, o mesmo ocorre com os fiéis. “Também nós, os membros das comunidades, temos as nossas aflições, mas saiba que estamos de coração aberto para recebê-lo como nosso novo padre”. Ele disse que a Catedral recebe o novo padre de braços abertos.

“Queremos oferecer-lhe nosso carinho e ajuda no dia a dia da vida comunitária, somar e multiplicar, como convém ao povo de Deus. Que o senhor seja mensageiro da boa nova, alimentando a nossa fé na presença viva de Jesus, na Eucaristia. Que através das suas mãos ungidas possa derramar as suas bênçãos em nosso meio. Finalmente, podemos proclamar, seja bem vindo entre nós e conte conosco, Padre Luciano Guedes”.

Padre Luciano Dom Manoel Delson

A celebração foi comandada pelo Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Manoel Delson

Agradecimento - Católicos de Cuité participaram da missa e alguns usaram da palavra, como a Prefeita Euda Fabiana. “Agradecemos os sete anos que ficou em nossa comunidade, nos ajudando bastante como padre, amigo verdadeiro, até como psicólogo, muitas vezes. O senhor deixa saudade, cumpriu com o seu dever na nossa comunidade”.

Ela desejou boa sorte a Pe Luciano na condução dos fiéis da Catedral. “Que Deus continue abençoando esse grande padre para que, por onde ele passar, continue sendo essa pessoa. Temos que agradecer e dizer muito obrigado, padre Luciano, por tudo o que fez por nossa comunidade. Que Deus te abençoe hoje e sempre”.

Pedido de orações - Ao final da celebração, Padre Luciano disse que se sentia mais à vontade, com o acolhimento que teve em Campina Grande. “Olhando agora esta querida igreja e a presença de todos vocês, vem ao meu coração, à minha alma, a viva consciência, a viva recordação da nossa história, forjada por nossos antepassados”.

Padre Luciano recebeu homenagens durante a primeira missa que celebrou na Catedral de Campina Grande

Pe Luciano recebeu homenagens durante a primeira missa na Catedral de Campina Grande

Ele lembrou que o papa Francisco convida os católicos a fazer da paróquia uma comunidade de comunidades, “um santuário, um templo vivo, onde os sedentos vão beber para continuar a caminhar, um centro de constante envio missionário. Unido eu estou a esta motivação do santo padre. Sei que, além de ser o lugar do culto divino, do culto sagrado, nossa sede diocesana, essa paróquia da catedral, é hoje uma rica comunidade de expressões e pastorais, dadas por tantos grupos, tantas equipes”.

Ele disse que chega à Catedral motivado pelo que prega o papa Francisco. “Chego com o sincero desejo de dispor minha vida, a partir deste dia, a partir deste momento, para viver com vocês a experiência comunitária da fé, numa alegre partilha do Cristo ressuscitado que dá sentido pleno. Só ele, o Cristo, dá sentido pleno, verdadeiro, à nossa busca infinita de verdade e de vida, fazendo com vocês, desta casa e nesta casa, a casa da Palavra, a casa do pão e a casa da caridade”.

Padre Luciano disse que quer ser tratado pelos católicos de Campina Grande “como um irmão, um amigo de todas as horas e como um pastor, segundo o coração supremo de Nosso Senhor Jesus Cristo”. Ele também agradeceu a acolhida e pediu orações aos fiéis. “Obrigado pelos gestos de fraternidade e de acolhida à minha pessoa. Necessito muito da oração de cada um de vocês para que, na intimidade com Cristo, se fortaleça em mim a coragem, o amor, o ardor de evangelizar sem reservas”.

Do Blog Carlos Magno, com Pascom Catedral