....
....
04/06/2014

Mais um artigo do Professor Jônatas Frazão: "Se Cássio não pode, porque insiste na candidatura?"


A Paraíba está dividida entre os que acreditam que Cássio é elegível e poderá disputar o Governo do Estado este ano; e os que não acreditam nesta possibilidade. De paraibanos que vivem a política no sangue, viramos um monte de rábulas a palpitar sobre a elegibilidade do tucano. Alguns eivados de paixão, outros nem tanto. Mas, todos tem sua opinião formada.

A minha é de que Cássio não poderá ser candidato e que chegará o momento em que isto será posto. O problema é que esta certeza só teremos em julho, depois que o PSDB apresentar, em convenção, a candidatura do tucano, o que será, aos olhos da Justiça, o ‘fato concreto’ que poderá ensejar uma resposta, inicialmente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.

Mas TRE não dará apalavra final. Se o órgão disser que Cássio é inelegível, ele recorrerá. Se não, os adversários recorrerão. Depois vem o TSE, até desaguar no Supremo Tribunal Federal. Nota-se, portanto, que haverá ‘via crucis’ para Cássio, qualquer que seja a decisão inicial. Esse tempo será suficiente para Cássio fortalecer a chapa.

Cássio Cunha Lima tem problemas para garantir sua elegibilidade nas eleições da Paraíba

Cássio Cunha Lima tem problemas para garantir sua elegibilidade nas eleições da Paraíba

Primeiro porque ele sabe que até as convenções nada o impedirá de dizer que é Ficha Limpa e que poderá ser candidato. Segundo, porque depois da convenção também poderá posar de elegível, pois o caminho ao Supremo é longo e cansativo, o levando até  a campanha propriamente dita.

Cássio, sabedor de que não poderá levar adiante a sua candidatura, vai tentar fortalecer ao máximo a sua chapa, para, no momento da saída, ela estar fortalecida. Isso explica, por exemplo, o fato de ele ‘rifar’ a vaga de Cícero na chapa em busca dos míseros 35 segundos do tempo de televisão oferecidos pelo PTB de Wilson Santiago, segundo levantamento do tempo de rádio e TV que o TRE-PB divulgou esta semana.

E esse tempo é tão importante que fará, por exemplo, com que Cássio entre de braços dados em Campina Grande com o ‘Inimigo de Campina’. Foi assim que Cássio, durante anos, tratou Wilson Santiago, ao condenar projeto de autoria do filho de Uiraúna que subtraiu parcela considerável do ICMS da cidade, o tão famoso projeto de redistribuição do ICMS. Lembram?

Cássio sabe que terá na aliança PMDB-PT, com Veneziano e Lucélio, um concorrente forte no guia eleitoral. É que, segundo os mesmos dados do TRE-PB, só esses dois partidos, juntos, terão 5 minutos e 18 segundos (2 min e 56 seg do PT e 2 min e 22 seg do PMDB). E, a depender da união de outros partidos, Veneziano poderá ter praticamente metade do tempo total de 16 minutos e 40 segundos disponibilizados pela Justiça Eleitoral para a propaganda.

Agora, uma perguntinha que deveria ser feita a Wilson Santiago: ele aceitaria ser candidato a senador numa chapa com Ronaldinho ou Ruy Carneiro candidato a governador? Claro que não. Wilson é matuto, mas não é besta. Por isso Cássio insiste numa elegibilidade capenga, para segurar quem poderia ser ‘insegurável’ e manter a pose para, quando entregar a chapa ao real postulante, essa chapa estar forte.

Ele sabe de suas limitações e sabe que os prováveis aliados não aceitariam se ele, agora, dissesse a verdade. Nem precisava dizer toda a verdade. Se ele dissesse, pelo menos, que, em caso de impossibilidade, o candidato seria outro, os ratos pulariam fora do barco mesmo sem a tempestade chegar. Uma coisa não se pode deixar de reconhecer: esse Cássio é inteligente, viu!

Jônatas Frazão, professor aposentado da UFPB, especial para o Blog Carlos Magno