....
....
04/06/2014

Médico preso em Recife acusado de matar médico paraibano já tratou da saúde do ex-presidente Lula


O médico Cláudio Amaro Gomes e seu filho, o estudante de direito Cláudio Amaro Gomes Júnior, foram presos, nesta terça-feira (03), por envolvimento com a morte do médico paraibano Artur Eugênio de Azevedo Pereira, 36 anos, encontrado morto há 21 dias, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. A informação foi repassada pela Polícia Civil.

A dupla teve a prisão provisória de 30 dias decretada pela Justiça. No momento da prisão, o médico estava em casa, em Boa Viagem (Zona Sul do Recife), e o estudante, em um restaurante no bairro da Encruzilhada (Zona Norte). A investigação aponta que desavenças profissionais entre a vítima e o colega teriam motivado o homicídio. Cláudio Amaro Gomes é gerente de assistência à saúde do Hospital das Clínicas, ligado à Universidade Federal de Pernambuco, de onde também é professor de cirurgia torácica.

Em 2010, Lula cumprimentou Cláudio Amaro Gomes. O médico, preso nesta terça, ficou responsável pela internação do ex-presidente, que teve mal-estar durante visita ao estado (Foto: Reprodução / TV Globo)

Em 2010, Lula cumprimentou Cláudio Amaro Gomes. O médico, preso nesta terça, ficou responsável pela internação do ex-presidente, que teve mal-estar durante visita ao estado (Foto: Reprodução / TV Globo)

Quando foi preso, o universitário Cláudio Amaro Gomes Júnior foi flagrado com um revólver calibre 38 sem registro e seis munições; ele também não apresentava porte de arma. À polícia, ele explicou que estava andando armado porque estaria sofrendo ameaças.

A Polícia Civil informou que a prisão da dupla foi realizada por policiais da Divisão Sul do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). "Durante as investigações foi descoberto que a vítima foi arrastada por dois homens na entrada do prédio onde morava, em Boa Viagem", diz nota divulgada na noite desta terça.

Altamiro Fontes, advogado de pai e filho, negou a participação de seus clientes no crime. "Vamos procurar o Poder Judiciário para mostrar que essas duas pessoas que estão aqui estão sendo detidas indevidamente, são inocentes. A prisão temporária é justamente para a polícia fazer as provas, e essas provas nem sequer foram apresentadas aos advogados que estão aqui presentes. Vamos colaborar com a polícia e com a justiça para que a gente possa encontrar os verdadeiros assassinos desse crime bárbaro e soltar esses inocentes que estão aqui", comentou.

Corpo do médico Artur de Azevedo foi achado em Jaboatão dos Guararapes, há 21 dias

Corpo do médico Artur de Azevedo foi achado em Jaboatão dos Guararapes, há 21 dias

Ambos estão na Delegacia de Prazeres, em Jaboatão, onde estão prestando depoimento ao delegado Guilherme Caraciolo. De lá, após os exames de praxe, serão encaminhados ao Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana. A Polícia Civil informou que os executores do crime ainda estão foragidos.

Entenda o caso - O corpo do médico Artur Eugênio de Azevedo Pereira, 36 anos, foi encontrado no dia 13 de maio passado, às margens da BR-101 Sul, em Jaboatão dos Guararapes, com quatro marcas de tiro. A vítima foi vista pela última vez na noite da véspera, ao deixar o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), em Santo Amaro, área central do Recife, onde trabalhava.

De acordo com a assessoria de imprensa do HCP, imagens das câmeras de segurança do prédio registraram a saída dele do local por volta das 19h30. Depois desse horário, Artur ligou para a mulher e disse que ia visitar um paciente no Hospital Português. Após a ligação, ele não fez mais contato com amigos ou familiares. O cadáver foi encontrado com quatro marcas de bala: três nas costas e uma na cabeça.

Conforme a polícia, o carro da vítima foi queimado e abandonado no bairro da Guabiraba, Zona Norte do Recife, nas proximidades do Centro de Treinamento do Náutico.

Artur era paraibano e atuava no Hospital de Câncer de Pernambuco, Hospital das Clínicas, Imip e Português. Ele tinha família em Campina Grande e era formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O médico era benquisto e descrito como uma pessoa calma -- o corpo dele foi enterrado no dia 15 de maio, em Campina Grande.

Cláudio Amaro Gomes, disponibilizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), mostra que ele é professor-adjunto da disciplina de cirurgia torácica do Departamento de Cirurgia do Centro de Ciências da Saúde da UFPE e chefe do Serviço de Cirurgia Torácica do HC. Graduado em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, em 1984, ele possui mestrado e doutorado em cirurgia pela UFPE

Cláudio Amaro Gomes é professor-adjunto de cirurgia torácica do Departamento de Cirurgia do Centro de Ciências da Saúde da UFPE e chefe do Serviço de Cirurgia Torácica do HC. Graduado em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, em 1984, ele possui mestrado e doutorado em cirurgia pela UFPE

Suspeito tem currículo extenso - O médico detido nesta terça-feira integra o corpo de direção do Hospital das Clínicas (HC). Em 2010, ele atendeu o então presidente Lula, que teve um mal-estar durante visita ao estado, e acabou sendo levado ao Hospital Português, na área central do Recife. Cláudio Amaro Gomes ficou responsável pela internação e receitou medicamentos anti-hipertensivos. Ao deixar a unidade de saúde, o ex-presidente cumprimentou o médico.

O currículo de Cláudio Amaro Gomes, disponibilizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), mostra que ele é professor-adjunto da disciplina de cirurgia torácica do Departamento de Cirurgia do Centro de Ciências da Saúde da UFPE e chefe do Serviço de Cirurgia Torácica do HC. Graduado em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, em 1984, ele possui mestrado e doutorado em cirurgia pela UFPE. Ainda integra importantes colegiados e associações de classe.

Do Blog Carlos Magno, com G1