....
....
04/06/2014

Câmara de São Domingos do Cariri segue decisão do Tribunal de Contas e aprova contas do prefeito José Ferreira


A Câmara Municipal de São Domingos do Cariri aprovou as contas referentes à gestão do Prefeito da cidade, José Ferreira da Silva, relativas ao ano de 2012. O Legislativo Municipal seguiu decisão do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba TCE-PB, que por unanimidade e sem ressalvas já havia aprovado os gastos da gestão de Zé Ferreira.

As contas de Zé Ferreira referentes a 2012 foram analisadas pelo TCE-PB no dia 19 de março deste ano. Na oportunidade, o próprio prefeito fez a defesa de suas contas, desconsiderando a possibilidade de utilizar um advogado para defendê-lo. “O Tribunal dá essa possibilidade aos prefeitos e eu mesmo quis ir, pessoalmente, defender minhas contas, na tribuna do TCE”, disse Zé Ferreira.

José Ferreira da Silva, prefeito de São Domingos do Cariri

José Ferreira da Silva, prefeito de São Domingos do Cariri

“Tem prefeito que contrata um advogado, explica para ele o que foi feito e ele defende as contas. Como o tribunal permite que o próprio prefeito faça a defesa eu fui lá, subi na tribuna e eu mesmo fiz a defesa”, afirma Zé Ferreira. Ele disse ter ficado satisfeito com a decisão unânime do TCE-PB, que não viu qualquer problema nos gastos da Prefeitura. “Graças a Deus não houve sequer um contestação e nossas contas, mais uma vez, foram aprovadas por todos os conselheiros”, afirmou José Ferreira.

José Ferreira disse que, na tribuna, explicou todas as despesas da Prefeitura e elencou os percentuais mínimos aplicados na Saúde, Educação e no pagamento de pessoal. “Cumprimos com todos os percentuais e explicamos tudo aos conselheiros”. Segundo Zé Ferreira, não há mistério para que uma prefeitura tenha as suas contas aprovadas sucessivamente, como as de São Domingos do Cariri. “Basta que o prefeito cumpra a lei, só isso”.

Ele lembrou que as dúvidas sobre o que pode e o que não pode fazer um gestor podem ser tiradas diretamente com o tribunal, facilitando, assim, a vida dos prefeitos. “Quando eu tenho uma dúvida sobre um pagamento, sobre uma contratação, sobre um gasto qualquer, vou ao tribunal e pergunto. Imediatamente eles me orientam. Assim, não tem como eu errar”, afirma o gestor.

A análise das contas na Câmara de São Domingos ocorreu no último dia 26 de maio e a decisão do legislativo publicada no Órgão Informativo da Prefeitura de São Domingos do Cariri do mês de maio. Esta foi a 12ª conta de Zé Ferreira aprovada pelo TCE-PB, dos mandatos já exercidos por ele na cidade caririzeira.

Do Blog Carlos Magno