....
....
09/06/2014

No Dia de Pentecostes, Pe Luciano fala na Catedral de Campina da importância do Espírito Santo na vida das pessoas


O Padre Luciano Guedes, da Catedral de Nossa Senhora da Conceição, no centro de Campina Grande, aproveitou a celebração de Pentecostes, neste domingo (08) para falar da importância da presença do Espírito Santo na vida das pessoas. Ele afirmou que quando uma pessoa acolhe o Espírito Santo, se torna aberta para o mundo. “O Espírito Santo age nos corações”, disse ele.

Padre Luciano lembrou que a solenidade de Pentecostes fala do dia em que Jesus mandou o Espírito Santo aos apóstolos, que estavam reunidos, ainda saudosos da presença de Jesus e esperançosos em relação à sua promessa de sempre estar conosco. “Isso ocorreu nos primeiros anos da pregação apostólica, no cenáculo, onde estavam os discípulos e também Maria”.

Padre Luciano Guedes, pároco da Catedral de Campina Grande

Padre Luciano Guedes, pároco da Catedral de Campina Grande

Ele informou que a celebração de Pentecostes significa o ponto mais alto dos 50 dias após a Páscoa do Senhor. “Chegamos à plenitude do mistério da Páscoa. Celebrar Pentecostes é renovar os dons do Espírito Santo. A igreja como dom de estabelecer a paz, a partir dispersão dos pecados, pelo Espírito”.

Pe Luciano Guedes disse que quando uma pessoa acolhe o Espírito Santo nunca se torna uma pessoa fechada, mas aberta para se colocar em comunicação com os demais. “O Espírito Santo da essa capacidade de ser alguém que transmite segurança. É na comunidade que vamos ver o que o Espírito Santo fez em cada pessoa. A igreja é feita dessa realidade múltipla. O Espírito Santo é fogo e o fogo queima, purifica”.

Padre Luciano Guedes, pároco da Catedral de Campina Grande

Padre Luciano Guedes, pároco da Catedral de Campina Grande

“Espírito bom” - Ele lembra que, quando encontramos uma pessoa que faz o bem, isso não ocorre só através de esforços pessoais, típicos do ser humano. “É alguém que tem o Espírito Santo. Quantas vezes temos uma pessoa boa e dizemos: ‘essa pessoa tem um espírito bom’. É isso, é a presença do Espírito Santo”, lembra ele.

Por outro lado, Pe Luciano alertou para os problemas causados pela ausência do Espírito Santo. Segundo ele, com a dispersão e a ausência do Espírito, a nossa vida vira um caos, sofre, se desorganiza. “O Espírito Santo nos retira da dispersão, da confusão e nos da a serenidade e a paz”.

Padre Luciano Guedes apagou o Círio Pascal, durante a celebração de Pentecostes

Padre Luciano Guedes apagou o Círio Pascal, durante a celebração de Pentecostes

O pároco pediu, ao final da homilia, que, assim como Maria, sejamos pessoas abertas ao Espírito Santo. “Num mundo relativamente como o nosso, em que verdades e mentiras se misturam, que sejamos uma pessoa cheia do Espírito Santo. Quem vive do Espírito não se faz uma pessoa cheia de dispersão e de conflito. É sempre viva de harmonia. Que o Senhor nos ajude e nos dê sempre essa capacidade de nos tornar inteligentes o suficiente para criar comunhão onde estivermos”.

Ao final da celebração Pe Luciano apagou o Círio Pascal, que representa o Jesus Ressuscitado, e recebeu homenagens das crianças da Pastoral da Paraliturgia. Em seguida, ele soltou dentro da igreja uma pomba branca, simbolizando o Espírito Santo.

Padre Luciano Guedes recebeu homenagem das crianças da Pastoral da Paraliturgia

Padre Luciano Guedes recebeu homenagem das crianças da Pastoral da Paraliturgia

Do Blog Carlos Magno, com Pascom Catedral