....
....
03/07/2014

São João de Campina é o pior dos últimos dez anos, dizem entidades de lojistas e donos de hotéis, bares e restaurantes


O Maior São João do Mundo – edição 2014 – está chegando ao fim e as expectativas criadas pela organização do evento não estão se confirmando. Mesmo se tratando do segundo ano do São João na gestão do prefeito Romero Rodrigues (PSDB), que prometeu um processo de inovação para o evento; e também o fato de estarmos em um ano de Copa do Mundo, não foram suficientes para, pelo menos, empatar com as edições anteriores.

Nesta quinta-feira (03), duas entidades que representam setores que atuam diretamente na festa emitiram notas criticando a queda nas vendas, em relação a anos anteriores. O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindcampina), Divaildo Bartolomeu, disse que o movimento nos restaurantes está aquém do esperado.

Arthur Bolinha é presidente da Federação das CDLs da Paraíba

Arthur Bolinha é presidente da Federação das CDLs da Paraíba

Segundo ele, a Copa do Mundo, que deveria contribuir para a vinda de turistas para O Maior São João do Mundo, em nada tem contribuído para o sucesso do evento. Ele criticou a organização do São João, afirmando que não houve divulgação suficiente da festa junina de Campina Grande este ano.

“Não houve uma divulgação eficiente da festa. O marketing deveria ter sido feito com maior força para incentivar o turismo. As pessoas que vão às cidades sede da Copa não estão parando em Campina Grande para conhecer o São João, elas preferem acompanhar as seleções de seus países. Dizer que a Copa influenciou o turismo em Campina Grande está fora de cogitação”, explicou o presidente do SindCampina.

Comércio fraco - Já o empresário Arthur Bolinha – que é presidente da Federação das CDLs da Paraíba – revelou que o mês de junho de 2014 foi o pior em termos de vendas no varejo dos últimos 10 anos. Apesar da projeção de crescimento de 10% no período dos festejos juninos, comparado ao mesmo período do ano passado, alguns lojistas reclamam do baixo movimento de consumidores no centro de Campina Grande.

Divaildo Bartolomeu é presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares - Sindcampina

Divaildo Bartolomeu é presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares

Segundo a FCDL, para muitos comerciantes a falta de segurança tem sido o principal fator para que os consumidores deixem de frequentar as lojas do centro da cidade. Outro fator apontado pelos lojistas para explicar a baixa nas vendas é que está cada vez mais difícil encontrar vagas de estacionamento e essa escassez faz com que os consumidores migrem para as lojas dos shoppings.

Os feriados e a mudança de horários devido aos jogos da Copa do Mundo também não estão ajudando o comércio a manter o bom desempenho apresentado em anos anteriores. De acordo com os lojistas, o movimento no centro de Campina Grande deve ficar 5% abaixo do que foi registrado durante o mesmo período de 2013.

Do Blog Carlos Magno, com Ass.Com comunicação & Marketing e dados da FCDL e SindCampina