....
....
03/07/2014

Vital lamenta morte de Luismar Resende e destaca participação do jornalista na expansão da telefonia na Paraíba


O Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) lamentou nesta quarta-feira (02) o falecimento, em João Pessoa, do jornalista Luismar Resende de Assis, pioneiro da telefonia móvel celular na Paraíba. Vital, que está em Brasília participando de atividades relacionadas ao mandato de Senador da República, destacou a dedicada atuação de Luismar nos cargos que desempenhou e seu trabalho em favor da expansão da telefonia na Paraíba.

Ele lembrou que Luismar, que faleceu por volta das 3h desta quarta no Hospital Memorial São Francisco de Assis, em João Pessoa, em virtude de problemas renais, foi presidente da União Brasileira de Municípios (UBAM) e da Telemar. “Luismar teve uma destacada atuação como gestor executivo da antiga empresa de telefonia Telpa, posteriormente da Telemar e da Oi, sendo o pioneiro da telefonia celular na Paraíba”.

Luismar Resende foi pioneiro da telefonia móvel na Paraíba

 Luismar Resende foi pioneiro da telefonia móvel na Paraíba


Vital do Rêgo lembrou que Luismar Resende, na qualidade de jornalista, atuou profissionalmente como repórter nos Diários Associados e realizou viagens de estudos a vários países da África e da Europa, chegando a residir nos Estados Unidos, também atuando como escriturário do Banco do Brasil.

Segundo Vital, em 1973, quando Luismar Resende retornou a João Pessoa, foi designado pela diretoria da Telebrás, hoje Telemar, para atuar no processo de incorporação da ex-empresa telefônica da Paraíba. A partir de então, fixou residência na Capital. “Foi neste processo que Luismar, graças à sua capacidade profissional, comandou o processo de implantação da telefonia móvel no estado e da expansão da telefonia fixa”.

Atuação pela Educação – Vital lembrou também que Luismar Resende teve destacada atuação na melhoria da Educação na Paraíba, através da implantação da internet nas escolas. “Como presidente estadual da UBAM, Luismar lutou pela implantação da internet sem fio em todas as escolas estaduais e municipais, com o apoio do governo federal e estadual, além de um melhor engajamento de todos os prefeitos da Paraíba”.

Luismar Resende, ao lado do filho Ulysses Assis

Luismar Resende, ao lado do filho Ulysses Assis

Foi graças à atuação do executivo que, segundo Vital, a inclusão digital deu um grande passo na Paraíba. “Um de seus desafios foi implantar mecanismos de aparelhamento dos Municípios paraibanos, com inclusão digital, políticas públicas para diminuição dos índices de desemprego nas cidades e elaboração do plano diretor”.

Vital lembrou sua amizade com Luismar e a proximidade com o filho do executivo, Ulysses Assis. “Em vários momentos de minha vida tive a oportunidade de convivência com Luismar e sempre via nele uma capacidade extraordinária de trabalho, de dedicação ao que fazia com muito orgulho e de preocupação com as pessoas. São características que, hoje, vejo em seu filho Ulysses, um competente profissional da área da comunicação”, destacou Vital.

Do Blog Carlos Magno, com Assessoria