....
....
21/07/2014

Inovação é isso? Panelas de pressão gigantes são descartadas nos restaurantes populares fechados por Romero


A imagem de duas panelas de pressão gigantes jogadas no quintal do Restaurante Popular do Distrito dos Mecânicos em Campina Grande, que circula na internet desde a semana passada, reflete um lado complicado do governo do tucano Romero Rodrigues: o de uma inovação que deixou o povo de Campina Grande sem direito à refeição diária de qualidade e a preço baixo.

Dentre os problemas por que passa a atual administração em Campina Grande, um dos mais gritantes é o do fechamento dos dois restaurantes populares e das cozinhas comunitárias abertas na gestão do ex-prefeito Veneziano Vital do Rêgo. Nos locais, milhares de campinenses tinham à sua disposição, diariamente, as três refeições diárias (café da manhã e jantar ao preço de R$ 0,50 e almoço ao preço de R$ 1).

Romero assumiu o governo e, no dia seguinte, o povo ficou sem as refeições. De início, a gestão atual tentou jogar a culpa na anterior, afirmando que os restaurantes e as cozinhas tinham sido fechados porque, graças a uma não prestação de contas, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Combate à Fome havia cortado a verba de funcionamento.

Panelas de Pressão do Resrtaurante Popular fechado estão jogadas no quintal do prédio

Panelas de Pressão do Restaurante Popular fechado estão jogadas no quintal do prédio

Foi preciso o próprio Ministério enviar documento a Campina Grande desmentindo a versão, mostrando que o papel do Ministério é, somente, o de implantar os restaurantes. A manutenção, a compra dos alimentos e o pagamento dos funcionários ficam a cargo do Município. Portanto, o dinheiro tem que sair do Município, não do Governo Federal.

Mas eu digo que a gestão atual não reabre os restaurantes porque, simplesmente, a prefeitura não tem condições de mantê-los funcionando. Isso mesmo. A prefeitura de Campina não dispõe de recursos para fornecer a comida barata que o campinense quer e precisa. Sabe por que?

Porque o dinheiro que deveria estar sendo investido nos restaurantes está sendo pago para manter a folha de pagamento da Prefeitura, com os seus quase três mil servidores contratados sem concurso na gestão tucana. Só para lembrar, durante a gestão Veneziano os servidores sem concurso não passaram de 500. Se a folha não estivesse tão inchada como está, é muito provável que sobrasse dinheiro para essa e outras iniciativas importantes que, até hoje, são esperadas.

Dentre estas ações está o cumprimento do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração da Saúde, outro grande calo da gestão tucana: ao assumir, Romero Rodrigues cancelou o PCCR aprovado um ano e sete meses antes do final do governo Veneziano e que vinha sendo cumprido, sob o argumento de melhorá-lo. Hoje, um ano e sete meses depois, a Prefeitura nem paga o PCCR de Veneziano nem o novo que prometeu.

Enquanto isso, ponto para os donos de restaurante da cidade, que longe da concorrência ‘desleal’, aproveitam o mercado livre para vender suas quentinhas. E ponto para o Governo do Estado, que aos trancos e barrancos vem mantendo em funcionamento um Restaurante Popular estadual que, nem de longe, tem capacidade suficiente para atender toda a demanda da cidade.

Do Blog Carlos Magno, com Ass.Com comunicação & Marketing