....
....
23/07/2014

Campina Grande ganha nesta quarta-feira a AMA, entidade que atuará no tratamento de crianças autistas


Campina Grande vai ganhar a partir desta quarta-feira (23) uma unidade da AMA - Amigos do Autista, entidade sem fins lucrativos, ligada ao Instituto Branda Pinheiro – IBP, que atuará no tratamento de crianças inseridas no chamado Espectro do Transtorno Autista, ou, Autismo, como é mais conhecido. A solenidade de inauguração ocorrerá a partir das 19h, na Rua José do Ó, nº 169, no bairro do Alto Branco.

Trata-se de um projeto inovador e audacioso encabeçado por pais e mães de oito crianças classificadas dentro do espectro autista. Segundo Vânia Pinheiro, mãe de Brenda, uma das responsáveis pela iniciativa e que será Presidente da entidade, a AMA trará esperança para pais e mães de autistas que, hoje, tem que procurar atendimento especializado em outras cidades, já que Campina Grande não dispõe do serviço oferecido pela AMA.

Últimos preparativos para a inauguração da sede da AMA Campina Grande

Últimos preparativos para a inauguração da sede da AMA Campina Grande

Vânia lembrou que a concretização do sonho da AMA foi possível graças ao empenho dos pais e mães das oito crianças e, sobretudo, do enorme envolvimento de toda a sociedade campinense, que colaborou para a reforma e aquisição de equipamentos da AMA com doações das mais diversas e engajamento em campanhas de arrecadação de fundos. “A cidade inteira abraçou esta causa e por isso o sonho se tornou realidade”, disse Vânia.

Após a inauguração, o próximo passo dos pais e mães que compõem a AMA será iniciar o projeto social, através do qual a entidade atenderá crianças autistas cujas famílias não tem condições de custear o tratamento. “A sede, que era o mais difícil, nós conseguimos, com apoio de toda a sociedade. Agora, vamos partir para estruturar a parte social da AMA e atender 26 crianças, que é a capacidade máxima de atendimento da AMA Campina Grande”, afirmou Élio Penteado, Diretor Geral da entidade.

A AMA Campina Grande vai atuar no tratamento de crianças autistas

A AMA Campina Grande vai atuar no tratamento de crianças autistas

AMA - A AMA é uma entidade ligada ao Instituto Brenda Pinheiro – IBP que desenvolve atividades no tratamento de crianças classificadas dentro do transtorno do espectro autista, através dos métodos TEACH, ABA e PEC’S, que são métodos utilizados em todo o mundo, com comprovação científica de eficácia. Na Paraíba existe apenas uma AMA, instalada em João Pessoa.

Eis algumas características das crianças autistas: dificuldade de relacionamento com outras crianças; ausência ou atraso de fala ou de linguagem; riso inapropriado; pouco ou nenhum contato visual; aparente insensibilidade à dor; perceptível hiperatividade ou extrema inatividade; rotação de objetos; ausência de resposta aos métodos normais de ensino; insistência em repetição; resistência em mudança de rotina; não tem real medo do perigo (consciência de situações que envolvam perigo), dentre outras.

Estrutura da AMA Campina Grande está pronta para atender as primeiras crianças autistas

Estrutura da AMA Campina Grande está pronta para atender as primeiras crianças autistas

Do Blog Carlos Magno, com Ass.Com Comunicação & Marketing