....
....
24/07/2014

Brasil sedia Copa do Mundo de Robôs. Evento divulga o Brasil como centro tecnológico e promove a Paraíba


Começou na última segunda-feira,21, em João Pessoa (PB) um dos maiores eventos de tecnologia e robótica do mundo, a Robocup. Realizado pela primeira vez na América do Sul, o torneio tecnológico reúne cerca de 4.000 participantes de 45 países. Em 2013, durante a edição da Holanda, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) realizou a promoção de João Pessoa como sede do evento. O Brasil disputou a candidatura com o Japão e o Canadá em 2012, na Cidade do México.

“A Robocup, realizada alguns dias depois da Copa do Mundo FIFA 2014, vem confirmar a vocação do Brasil como sede de grandes eventos das mais diversas áreas, seja esportivo, religioso, de negócios ou de tecnologia”, afirmou o presidente da Embratur, Vicente Neto. Atualmente, o Brasil está entre os dez países que mais realizam eventos internacionais segundo o ranking da ICCA (Internacional Congress and Convention Association).

Evento realizado em João Pessoa chama a atenção dos visitantes

Evento realizado em João Pessoa chama a atenção dos visitantes

A Robocup envolve disputas em cinco categorias principais (Soccer, Rescue, Home, Work e RoboCupJunior), além de jogos e demonstrações. Organizado pela Sociedade Brasileira de Computação, pela Federação Mundial de Robótica em parceria com o Ministério do Esporte e dezenas de universidades do País, o evento promove pesquisas nas áreas de robótica e inteligência artificial.

Um dos destaque da Robocup é a disputa de futebol onde os craques são os robôs desenvolvidos por alunos do Centro Universitário da Faculdade de Engenharia  Industrial de São Bernardo do Campo. De acordo com o professor Ronaldo Bianchi, os robôs raciocinam e têm total autonomia na hora do jogo. “É um grande evento científico, onde os pesquisadores têm oportunidade de compartilhar as experiências. As competições são importantes, mas vence quem aprender mais”, ressalta o professor.

A Copa do Mundo dos Robôs coloca mais uma vez o Brasil no cenário mundial e promove o País como destino turístico e de estudos. “Além chamar a atenção da comunidade científica para o Brasil, a realização de um evento como esse promove também a Paraíba como um excelente destino turístico do País. O estado tem belas e charmosas praias, algumas badaladas e outras mais calmas, além de falésias coloridas, agradando assim os mais diversos perfis de turistas que procuram destinos de Sol e Praia”, destacou Vicente Neto.

Do Blog Carlos Magno, com Assessoria