....
....
18/06/2019

Operação da Polícia Federal que prendeu prefeito de Florianópolis investiga ainda políticos, empresários e membros da PF e PRF


O prefeito de Florianópolis Gean Loureiro (ex-MDB) foi preso na manhã desta terça-feira, 18, durante a Operação Chabu, deflagrada pela Polícia Federal (PF). A ação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa que vazava informações secretas de operações policiais em Santa Catarina. O grupo era composto por políticos, empresários e servidores da PF e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

 

Policiais cumprem 23 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão temporária em Santa Catarina, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Além do vazamento de informações a respeito de operações policiais, o grupo também contrabandeava equipamentos contra inteligência para montar “salas seguras” a prova de monitoramento em órgãos públicos e empresas, de acordo com a PF.



 

Os crimes foram descobertos após as análises dos materiais apreendidos durante a Operação Eclipse, deflagrada em agosto de 2018. Segundo a PF, foram apuradas diversas “práticas ilícitas”, que apontam a prática de “associação criminosa, corrupção passiva, violação de sigilo funcional, tráfico de influência, corrupção ativa, além da tentativa de interferir em investigação penal que envolva organização criminosa”.

 

Além do prefeito de Florianópolis, também foram presos o delegado Fernando Caieron, da própria Polícia Federal, e o ex-secretário estadual da Casa Civil Luciano Veloso Lima. A operação ainda cumprirá outros mandados de prisão ao longo do dia, além de promover busca e apreensão em endereços dos suspeito.

 

A operação foi batizada de “Chabu” porque o nome significa “dar problema, dar errado, falha no sistema”. “Usado comumente em festas juninas quando falham fogos de artifício e empregado por alguns dos investigados para avisar da existência de operações policiais que viriam a acontecer”, destacou a PF em nota enviada à imprensa – Estadão Conteúdo / Foto: Daniel Queiroz.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas