....
....

27/06/2019

Projeto de Veneziano que muda as atribuições do vice-presidente da República é aprovado na CCJ e segue para Plenário


A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal aprovou o  Projeto de Lei Complementar (PLP) 21/2019, de autoria do Senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB), que  muda as atribuições de vice-presidente da República. Atualmente, o vice-presidente da República tem a função de substituir o presidente em suas ausências e impedimento, e a Constituição Federal não atribui nenhuma outra tarefa ao ocupante do cargo.

 

A proposta, que segue para o Plenário,  oficializa as responsabilidades do vice-presidente no assessoramento ao presidente da República. Ao vice caberá dar assistência “direta e imediata” na coordenação das ações de governo, no monitoramento dos órgãos, na supervisão dos ministros e nas análises de políticas públicas. Ficará ainda à disposição do presidente para missões especiais e outras atribuições que vierem a ser designadas.



 

Veneziano observa que a ausência dessas funções específicas do vice-presidente é uma lacuna no texto constitucional e que nunca houve uma lei complementar para preencher o conteúdo. O Senador paraibano explica que as atribuições listadas no seu projeto são “intrinsecamente ligadas” à figura do ocupante do Palácio do Jaburu.

 

O relator do PLP 21/2019, Senador Jorge Kajuru (PSB-GO), recomendou sua aprovação com duas emendas: uma de sua autoria e outra do Senador Antonio Anastasia (PSDB-MG).

 

O Projeto também reforça a participação do vice-presidente da República nos conselhos da República e de Defesa Nacional, colaboração já garantida pela Constituição – Assessoria.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas