....
....
26/07/2019

Ranking aponta João Pessoa como a capital do Nordeste com melhor desempenho em indicadores de saneamento


João Pessoa é a capital do Nordeste mais bem classificada no ranking de principais indicadores de saneamento, de acordo com o estudo do Instituto Trata Brasil, divulgado esta semana. Com destaque para a universalização do atendimento urbano de água nas duas cidades listadas no levantamento – João Pessoa e Campina Grande – a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) se mantém entre as empresas de saneamento do Nordeste com mais eficiência na gestão e melhores resultados.

 

O Ranking do Saneamento 2019 analisa as 100 maiores cidades do País e tem como base os dados do ano de 2017 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Ainda segundo o levantamento, o atendimento total de esgoto em João Pessoa é de 75,80%. No incremento em coleta de esgoto, a capital paraibana aparece com destaque no estudo, tendo em vista que cresceu 26,77 pontos percentuais; saltando de 49,03% no ano de 2013 para 75,80% em 2017.



 

Campina Grande também é citada como uma das cidades avaliadas com 100% de atendimento urbano de água e aparece no levantamento como a cidade do Nordeste com menor índice de perdas na distribuição (23,49%). O percentual coloca Campina como o 10º melhor resultado dentre as 100 cidades brasileiras avaliadas pelo estudo. O índice de perdas na distribuição se refere à diferença entre a água produzida e a efetivamente consumida, tanto medida quanto estimada. Por exemplo, é o desperdício que ocorre quando o hidrômetro está quebrado, assim como o que se perde devido aos vazamentos e ligações clandestinas. A Cagepa apresenta, historicamente, índices abaixo das médias regional e nacional.

 

Para o presidente da Companhia, Marcus Vinícius Fernandes Neves, o destaque positivo do Estado é resultado de um trabalho contínuo focado na melhoria da gestão de bens e serviços. “A modernização dos processos, as obras em andamento e todas as demais ações que foram firmadas no plano estratégico da empresa e estão sendo postas em prática gradativamente, com responsabilidade, certamente irão potencializar ainda mais a excelência da Cagepa nos próximos levantamentos”, afirmou – Secom-PB.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas