....
....
29/07/2019

João Azevêdo fala da importância de Jackson do Pandeiro para a cultura paraibana. Festival foi encerrado neste domingo


O governador João Azevêdo destacou a alegria de celebrar o centenário de um paraibano que, pela sua força e arte, fez a diferença no Brasil e levou o nome da Paraíba aos quatro recantos do país. “Nós dedicamos o ano inteiro ao centenário de Jackson que, pela sua importância enquanto músico e representante do nosso estado e do Nordeste, nos estimulou a criar esse maravilhoso Festival. A história dele ficará imortalizada não só pela sua obra, mas pelo reconhecimento do seu povo e da sua região”, frisou.

 

O governador prestigiou o Festival de Artes Jackson do Pandeiro, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, que integrou a programação alusiva às comemorações do centenário de nascimento do cantor, compositor e ritmista paraibano mundialmente conhecido como o rei do ritmo. Além das exposições, debates e apresentações culturais, o evento foi marcado, na abertura, pelo show do cantor e compositor pernambucano Lenine, que cantou grandes sucessos da sua carreira para o público que lotou a Praça do Povo.



 

No local, o governador e a primeira-dama Ana Maria Lins visitaram estandes de artesãos paraibanos e homenagearam a viúva de Jackson do Pandeiro, Neuza Flores, e as sobrinhas do artista, Geralda Miranda e Maria das Mercês Souza.

 

A presidente da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), Nézia Gomes, afirmou que a gestão estadual está promovendo ações que mantêm viva a história de um paraibano que foi importante para a cultura brasileira. “O Governo do Estado está realizando todo o ano cultural em homenagem a Jackson do Pandeiro e este evento vem coroar essa digna homenagem ao artista, juntando todas as artes, porque nós lembramos muito de Jackson na música, mas ele também era do cinema e do teatro, e nós estamos aqui com uma diversidade da arte, com muita presença da cultura paraibana, além de atrações nacionais para abrilhantar o Festival”, declarou.



 

O cantor Lenine ressaltou o significado especial de participar de um Festival em homenagem a Jackson do Pandeiro. “Ele é um pilar para mim porque se a gente for pensar na música popular brasileira, ele é um dos alicerces, o que é evidente para mim. Jackson é fundamental e importantíssimo e é muito bom estar fazendo essa comemoração com tanto tempo de festa”, disse.

 

Neuza Flores, viúva de Jackson do Pandeiro, agradeceu a homenagem do Governo do Estado ao centenário do artista. “Meu coração está transbordando de alegria. Estou muito orgulhosa e feliz de ver essa homenagem e se ele aqui estivesse, também teria gostado muito. Eu quero agradecer a todo o povo da Paraíba e ao governador por esse reconhecimento”, comentou.



 

A empresária Luana Suzuki elogiou a organização do evento e garantiu presença em todos os dias do Festival. “Eu estou impressionada com a qualidade das bandas convidadas e o que eu achei mais interessante foi que o Governo chamou alguém de fora, mas chamou artistas daqui também. Isso para mim é incrível porque têm artistas reconhecidos nacionalmente, mas também valoriza os da nossa cidade”, falou.

 

A comerciante Edineia Lima também parabenizou a programação do Festival. “Eu estou achando maravilhoso. Eu gosto muito do Lenine e essa homenagem a Jackson do Pandeiro é merecida. Além disso, eu gosto muito das programações do Espaço Cultural”, afirmou.

 

O Festival de Artes Jackson do Pandeiro também foi prestigiado pelo deputado estadual Ricardo Barbosa e o secretário de Articulação Política, João Gonçalves, além de auxiliares do Governo.



 

Festival de Artes Jackson do Pandeiro

 

O evento foi encerrado neste domingo (28), com mais de 60 atrações, em diversas áreas da cultura, como música, teatro, dança, circo, audiovisual, literatura, cultura popular e artes visuais. Durante quatro dias, mais de 400 artistas passaram pelo Espaço Cultural José Lins do Rego, que foi dividido em 13 polos.

 

Entre os artistas que passaram pelo Polo ‘Sebastiana’ (Palco da Praça do Povo) estão a baiana Margareth Menezes, que cantou no sábado, e o paraibano Genival Lacerda, que participou do concerto especial da Orquestra Sinfônica da Paraíba neste domingo – Secom-PB.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas