....
....
31/07/2019

Primeira-dama da Paraíba, Ana Maria Lins, prestigia Feira de Serviços da Funad, em João Pessoa


A primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, participou, nesta terça-feira (30), de uma Feira de Serviços promovida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano em parceria com a Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad). Entre as ações que fizeram parte de mais uma edição do evento, foram emitidos documentos e corte de cabelo, assim como o encaminhamento de usuários da Funad ao mercado de trabalho pelo Sistema Nacional de Empregos da Paraíba (Sine-PB).

 

Na ocasião, a primeira-dama foi homenageada por diversas organizações não governamentais pelo trabalho desenvolvido em favor de pessoas com deficiência na Paraíba. “Estou muito feliz em participar dessa Feira de Serviços, com foco naquelas pessoas que mais necessitam do poder público. Além disso, me senti muito honrada com as homenagens que recebi dessas associações. Eu acredito que a luta pela inclusão da pessoa com deficiência deve ser uma bandeira de cada um de nós, e o Governo do Estado não tem medido esforços em adotar ações neste sentido”, afirmou Ana Maria Lins.



 

Já a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Neide Nunes, destacou que a Paraíba ocupa a segunda posição em número de pessoas com deficiência e que as ações do Governo do Estado mostram a importância desse público. “Esse evento é mais uma ação no sentido de garantir direitos básicos a essas pessoas tão importantes no desenvolvimento do Estado. Além disso, a Feira de Serviços realizada em parceria com a Funad vem fortalecer ainda mais a postura que vem sendo adotada pelo Governo do Estado: a pessoa com deficiência quer o seu lugar na história, a pessoa com deficiência tem direito à inclusão social, sim”, comentou.

 

Para a presidente da Funad, Simone Jordão, ressaltou que a Feira de Serviços é mais uma entre as muitas ações para incentivar o acesso de pessoas com deficiência e familiares ao mercado do trabalho. “Possibilitar um conjunto de serviços aos usuários da Funad e aos seus familiares é muito importante, proporcionando um significado muito especial a esta ação do Governo do Estado”, acrescentou.

 

Entre os serviços oferecidos estão aqueles contidos no Programa Cidadão, com a emissão de documentação básica, a exemplo de RG e CPF, corte de cabelo e diversas apresentações culturais, tendo como uma das principais atrações a Orquestra de Inclusão Social através da Música e das Artes (Prima).



 

Inclusão social

 

A Feira de Serviços promovida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano em parceria com a Funad atendeu ao longo da manhã desta terça-feira dezenas de usuários, que não tiveram o atendimento do dia a dia interrompido. Com a emissão de documentos básicos, o passo seguinte será encaminhar essas pessoas com deficiência ao mercado de trabalho.

 

Entre os beneficiados está a agricultora Severina Maria da Conceição. Moradora de Mamanguape, na Zona da Mata paraibana, dona Severina aproveitou a oportunidade oferecida pela Feira de Negócios para tirar a documentação básica da neta Júlia Cecília. “Lá em Mamanguape, a correria é grande e nunca sobrava tempo para tirar essa documentação. Gostei muito dessa iniciativa”, disse.

 

Paralelamente à Feira de Serviços, muitas associações que desenvolvem ações pela pessoa com deficiência aproveitaram para vender os produtos confeccionados pelos sócios ao longo do ano. Uma dessas entidades é a Associação Integrada Mães de Autistas (Aima), localizada no bairro do Geisel, em João Pessoa.

 

A presidente da Aima, Elaine Cristina Araújo, explicou que o dinheiro arrecadado será revertido na manutenção da associação, que atende a 30 usuários oferecendo serviços de pedagogia, psicologia e recreação, entre outros. “É um trabalho feito pelas mães para custear itens como a compra de material de limpeza, por exemplo. Por isso, a realização dessa Feira é tão importante para vendermos nossos produtos e mostrar o trabalho que desenvolvemos”, disse – Secom-PB.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas