....
....
08/08/2019

Na Polônia, presidente do Parlamento se demite após família usar avião do governo; aqui, Bolsonaro defende seus parentes, que fizeram o mesmo


O presidente do Parlamento polonês, o conservador Marek Kuchcinski, anunciou sua renúncia nessa quinta-feira (8). Membro de um partido que prega a luta contra a corrupção, ele deixa o cargo após ter usado aviões do governo em viagens particulares, com sua família e amigos. O escândalo acontece dois meses antes das eleições legislativas no país.

 

Kuchcinski, de 63 anos, é acusado pela oposição e por parte da mídia de ter usado os helicópteros e aviões militares do país uma centena de vezes entre março de 2018 e maio de 2019.

 

Segundo documentos divulgados recentemente, vários desses voos, alguns beneficiando da proteção para deslocamentos prioritários, foram realizados com amigos e membros de sua família, geralmente nos fins de semana. Boa parte das viagens tinha com destino a região de Rzeszow, de onde o presidente do Parlamento é originário.



 

No início da semana, Kuchcinski, que é o segundo membro mais importante do governo de acordo com a Constituição da Polônia, se limitou a pedir desculpas “aos que se sentiram ofendidos”. Mas nessa quinta-feira ele apresentou sua demissão ao lado de Jaroslaw Kaczynski, chefe do partido PiS, que dirige o governo do país.

 

“O presidente do Parlamento não violou nenhuma lei”, insistiu Kaczynski. “Mas como vocês jornalistas e uma parte importante da opinião pública não pensam da mesma maneira, posso dizer que a decisão do presidente (do Parlamento) mostra sua atitude coerente com nosso slogan: ouvir os poloneses e servir a Polônia”, completou o chefe do governo.

 

Kuchcinski confessou que sua mulher viajou sozinha em avião militar

 

No entanto, Kuchcinski reconheceu que, em uma das ocasiões denunciadas, sua mulher viajava sozinha. Ele chegou a anunciar que iria pagar o equivalente a € 6.500, além de contribuir com organizações caritativas para compensar os voos de membros de suas famílias. Mas seu gesto foi considerado insuficiente.

 

A sigla de Kuchcinski, que afirma ter entre suas prioridades a luta contra a corrupção e a influência comunista tolerada pelos governos anteriores, teme que o caso afete as eleições legislativas previstas para 13 de outubro. Vários escândalos financeiros já atingiram o PiS desde que assumiu o poder, em 2015. Mas o partido, católico, conservador e nacionalista, mantém sua popularidade e continua na liderança para o pleito – G1.

 

“Pergunta Idiota”

 

O presidente Jair Bolsonaro chamou de “idiota” uma pergunta sobre o fato de seus familiares terem usado um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB) para ir ao casamento do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), no Rio de Janeiro, em maio passado. O questionamento foi feito por um jornalista do jornal Folha de S. Paulo.

 

De acordo com a reportagem, Bolsonaro demonstrou “irritação” ao ouvir a pergunta e encerrou a entrevista imediatamente. “Com licença, estou numa solenidade militar, tem familiares meus aqui, eu prefiro vê-los do que responder uma pergunta idiota para você”, disse o presidente.

 

O deputado federal, e filho do presidente, se casou no Rio de Janeiro em maio deste ano. Na ocasião, alegando “razões de segurança”, o governo autorizou que um helicóptero da FAB fosse usado para transportar familiares convidados para o evento. A revelação foi feita no final desta semana pelo site de notícias G1.

 

O passeio foi registrado em vídeo e divulgado nas redes sociais por Osvaldo Bolsonaro Campos, sobrinho do presidente Jair Bolsonaro. Segundo o G1, após um questionamento da reportagem ao Gabinete de Segurança Institucional e também à FAB, o vídeo foi apagado. Nas imagens, descreveu a publicação, todos estavam usando roupas de festa.

 

O trajeto era de cerca de 35 quilômetros e poderia ter sido feito em 35 minutos de carro. De helicóptero, foram 14 minutos de voo. Nos vídeos, também aparecem as irmãs de Bolsonaro e o deputado federal Hélio Lopes (PSL-RJ), que é amigo pessoal do presidente – Exame.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas