....
....
25/08/2019

Boeing 737 MAX, que teve dois acidentes em cinco meses, voltará a operar no mês de setembro


A American Airlines esperava que o 737 MAX voltasse a voar em 19 de agosto, mas manteve o cancelamento de todos os voos programados para o modelo até o dia 3 de setembro. A mudança representa um impacto de mais 115 voos por dia, que deveriam ser realizados pelos atuais 24 aviões do tipo na frota.

 

As Southwest Airlines e United Airlines também removeram a aeronave de cronogramas até agosto. De acordo com o Scott Kirby, presidente da United, a empresa ainda deve aguardar algumas semanas antes de decidir se cancelará os voos para além de agosto.



 

Embora a Boeing tenha concluído uma atualização de software para a família 737 MAX, as agências reguladoras de todo o mundo ainda devem revisá-lo e testá-lo, antes de aceitarem recertificar a aeronave.

 

A agência norte-americana de aviação civil, a FAA, afirmou recentemente que não poderia afirmar quando o avião retornaria a operação normal. “O que eu tenho certeza é que a aeronave não vai voar novamente até que tenhamos certeza de que está segura e passou por um processo de revisão adequado com as agências reguladoras”, disse Daniel Elwell, administrador em exercício da FAA – Aero Magazine.

 

Dois acidentes em cinco meses

 

A nova geração de um dos aviões comerciais mais vendidos no mundo, o Boeing 737 Max, realizou seu primeiro voo em 2016, e traz diversas inovações em relação aos seus modelos anteriores. Concorrente direto do Airbus A320neo, a aeronave também conta com mudanças em sua aerodinâmica, operação e consumo.

 

Entretanto, dois acidentes envolvendo o Max nos últimos cinco meses trouxeram à tona a segurança desta aeronave.  A queda e março deste ano na Etiópia e a ocorrida em outubro de 2018 na Indonésia deixaram 345 mortos ao todo. Ele tem um modelo de manobra considerado polêmico. Há suspeitas, mas não se sabe se isso poderia ter causado os acidentes. A Boeing disse lamentar o acidente e que acompanha as investigações – Blog Todos a Bordo.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas