....
....
31/08/2019

Deltan confirma veracidade das conversas da ‘vaza jato’ e diz que ironias sobre morte de parentes de Lula são normais


Na mais longa entrevista que concedeu desde o início da série de reportagens que expõe suspostos diálogos entre membros da Lava Jato - incluindo o atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro - em mensagens de celular, o procurador-chefe da operação, Deltan Dallagnol, se diz vítima de "maldade" e "veneno".

 

Mas, frente às acusações de insensibilidade e frieza de procuradores da força-tarefa - como Januário Paludo, que teria dito que "o safado só queria passear" quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu para ir ao enterro do irmão morto por um câncer, e Laura Tessler, que pediu "dose extra de paciência para a sessão de vitimização" quando a ex-primeira-dama Marisa Letícia sofreu um AVC -, Dallagnol relativiza.

 

"As pessoas têm que entender que essas conversas são conversas que você teria na mesa de casa com a família, são pessoas que estão trabalhando há cinco anos juntas, são amigas. São conversas que você tem com o círculo de intimidade, conversas que você fica à vontade para falar até alguma besteira, uma bobagem, para ser até certo modo irresponsável", disse o procurador-chefe da Lava Jato em entrevista exclusiva à BBC News Brasil.



 

Em mais de uma hora de entrevista, ao mesmo tempo em que reconhece a veracidade de alguns vazamentos publicados pelo site The Intercept Brasil ("A gente foi hackeado, eles têm mensagens verdadeiras. Eu não posso atestar que tudo lá seja verdade, mas existem coisas lá que a gente lembra"), Deltan critica a falta de contexto que enxerga nas mensagens. ("Existe aí um foco em tentar sempre mostrar aquilo que pode gerar uma polêmica").

 

Na quinta-feira, uma entrevista dada pelo procurador à BBC News Brasil em abril de 2017 (Lava Jato: 'Não temos instrumento eficiente para identificar vazamentos', diz Dallagnol) foi citada pelo Intercept em reportagem sobre mensagens que mostrariam que procuradores "vazaram" informações à imprensa com o intuito de estimular delações premiadas. No texto do site, o procurador Carlos Fernando Santos Lima diria: "Meus vazamentos objetivam sempre fazer com que pensem que as investigações são inevitáveis e incentivar a colaboração".

 

Em 2017, Deltan disse que "agentes públicos não vazam informações", o que é apontado pelo site como uma suposta mentira do procurador-chefe. Ele nega: "Eles mudam o significado de vazamento. Usam vazamento no significado de "furo", de informação inédita", diz. "Outra coisa é revelar informação que está sob sigilo judicial. Isso é crime, isso é errado, isso a gente nunca fez."

 

Alvo de denúncias no Conselho Nacional do Ministério Público e escrutínio pelas divulgações de mensagens com colegas, Deltan afirma que a Lava Jato está sangrando. "Isso faz a operação sangrar. E quando a operação sangra, vêm os tubarões" – BBC News.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas