....
....
07/09/2019

A Cultura de Luto: Morre em Campina Grande a escritora, teatróloga, poetisa e professora Lourdes Ramalho


A escritora, teatróloga, poetisa e professora Maria de Lourdes Nunes Ramalho faleceu nas primeiras horas deste sábado (07), aos 96 anos, vítima de parada cardiorrespiratória. Lourdes Ramalho faleceu em sua própria residência, no centro de Campina Grande.

 

A morte de Lourdes Ramalho foi registrada por várias personalidades ligadas à cultura e ao mundo político. O velório de Lourdes Ramalho ocorre no Teatro Municipal Severino Cabral e o sepultamento será realizado neste domingo (08), às 10h, no Cemitério Campo Santo Parque da Paz, na Alça Sudoeste, em Campina Grande.



 

Sobre Lourdes Ramalho

 

Maria de Lourdes Nunes Ramalho, nasceu em Jardim do Seridó, município do Rio Grande do Norte. Em 1958 fixou residência em Campina Grande, cidade onde vivia até hoje. Autora de uma extensa obra para o teatro, suas obras lhe renderam muitos prêmios, homenagens e indicações - dentro e fora do Brasil.

 

A partir da década de 70 suas peças começaram a despontar pelo cenário teatral do país. FOGO-FÁTUO, em 1974, recebeu o prêmio de melhor Texto no I Festival Nacional de Arte de Campina Grande - PB. A peça AS VELHAS, em sua primeira montagem, no ano de 1975, ganhou o primeiro lugar no III Festival de Teatro Amador do Paraná, na cidade de Ponta Grossa. Em 1976, A FEIRA foi contemplada, no Festival Regional de Feira de Santana, Bahia, com o prêmio de Melhor Texto.

 

A partir dos anos 90, Lourdes Ramalho passou a dar mais ênfase a uma dramaturgia escrita em cordel. Uma de suas obras, escrita em versos para o teatro, ROMANCE DO CONQUISTADOR, foi escolhida no ano de 1992, pela Embaixada da Espanha, para representar o Brasil nos festejos em comemoração aos 500 anos da chegada dos Espanhóis à América.

 

Estudiosa da obra de Federico García Lorca, a teatróloga foi convidada pela Embaixada da Espanha, em 1998, para discursar sobre a obra do dramaturgo espanhol, no Brasília Capital do Debate, realizado em homenagem ao centenário de Lorca.

 

No ano de 2005, em sua homenagem, foi reinaugurado o Centro Cultural de Campina Grande, pela prefeitura Municipal, com o nome Centro Cultural Lourdes Ramalho. Em 2011, foi a homenageada da 2º Jornada de Estudo Internacional sobre Poéticas da Oralidade: Lourdes Ramalho e o Teatro Popular, organizada pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB.

 

Lourdes Ramalho também produziu vários textos dedicados ao público infantil. A maioria desses textos foi publicada no livro TEATRO INFANTIL: COLETÂNEA DE TEXTOS INFANTOJUVENIS. Os textos possuem reminiscências da infância da autora e também de seus filhos.

 

E, embora a maioria da produção da escritora tenha sido voltada para o teatro, Lourdes Ramalho tem publicado o livro de poemas FLOR DE CACTO e o livro RAÍZES IBÉRICAS, MOURAS E JUDAICAS DO NORDESTE, que a consagrou como uma respeitada pesquisadora na área.

 

Veja, abaixo, a relação de prêmios conquistados por Lourdes Ramalho:

 

Primeiro lugar no III Festival de Teatro Amador do Paraná. 1975.

 

Premiada pelo Serviço Nacional do Teatro. 1976.

 

Revelação do Projeto Mambembão. 1989.

 

Prêmio de Melhor Espetáculo no XII FITEI (Festival de Teatro de Expressão Ibérica) - Portugal, 1990.

 

Premiada pelo Serviço Nacional do Teatro. 1978.

 

Prêmio de Melhor Texto pelo Serviço Nacional do Teatro. 1976.

 

Prêmio de Melhor Texto no Festival Regional de Feira de Santana – BA. 1976.

 

Premiada pelo júri popular como Melhor Espetáculo do XIX Festival de Teatro de Guaramiranga – CE. 2012.

 

Prêmio de Melhor Texto no Festival Ipitanga de Teatro – BA. 2016.

 

Primeiro lugar no Concurso de Textos do Ministério da Cultura – Oficina do Autor. Brasília, 1999.

 

Melhor texto no 10º Festival de Monólogos. Franca - SP, 1999.

 

Primeiro lugar no I Festival Nacional de Arte de Campina Grande – PB. 1974.

 

Prêmio de Melhor Texto e Ator no 6º Festival do Teatro da Amazônia – AM. 2009.

 

Prêmio de Melhor Espetáculo Adulto na I Mostra de Teatro de Caruaru – PE. 1987.

 

Prêmio de Dramaturgia no III Festival de Teatro de Guarabira – PB. 2004.

 

Prêmio de Dramaturgia na XI Mostra Estadual de Teatro e Dança da Paraíba. 2004.

 

Primeiro lugar no I Concurso Paraibano de Peças Teatrais, promovido pela Secretaria de Educação e Cultura e Serviço Nacional de Teatro. 1976.

 

Melhor Texto e Interpretação no Festival de Inverno de Campina Grande – PB. 1979.

 

Prêmio de Melhor Espetáculo, Direção, Ator, Atriz, Cenário, Dramaturgia e Figurino na XIII Mostra Estadual de Teatro e Dança da Paraíba. 2006.

 

Com informações da Wikipedia.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas