....
....
11/09/2019

Mesmo com recuperação lenta da economia nacional, comércio da Paraíba mantém alta de vendas pelo terceiro mês consecutivo


Mesmo o país atravessando a mais lenta recuperação econômica, as vendas do comércio paraibano registraram crescimento pelo terceiro mês consecutivo. Segundo Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o varejo registrou alta de 1,2% em julho, quando comparado ao mês anterior. É o terceiro crescimento consecutivo do setor da Paraíba no indicador, o qual vem crescendo acima da média nacional, que ficou em 1%. Nos meses de maio (0,4%) e junho (0,7%), a Paraíba também apresentou alta acima do país.

 

No ranking do Nordeste, as maiores taxas foram dos estados da Bahia (2,4%), Sergipe (1,5%), Alagoas (1,5%) e a Paraíba (1,2%). No país, a Paraíba alcançou o 8º maior índice. O Estado que liderou crescimento das vendas em julho sobre junho foi Mato Grosso (5,4%). No comércio ampliado, que analisa os segmentos de veículos, peças e materiais de construção, as vendas da Paraíba também expandiram (2,2%). Já as vendas de julho sobre o mesmo mês do ano passado ficaram estáveis (0,1%).



 

Na passagem de junho para julho, segundo o IBGE, sete das oito atividades pesquisadas tiveram alta nas vendas, com destaque para supermercados, alimentos, bebidas e fumo (1,3%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,2%) e móveis e eletrodomésticos (1,6%).

 

Também apresentaram crescimento tecidos, vestuário e calçados (1,3%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,7%), combustíveis e lubrificantes (0,5%) e livros, jornais, revistas e papelaria (1,8%) – Secom-PB.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas