....
....
22/09/2019

Primeira-dama da Paraíba discute ampliação de parceria com Instituto Vida Autismo, em João Pessoa


A primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, visitou nesta sexta-feira (20) o Instituto Vida Autismo da Paraíba. Localizado no bairro do Cristo, em João Pessoa, o espaço oferece, há dois anos, atendimento a 20 famílias, cujas crianças têm o grau 3 do Transtorno do Espectro Autista (TEA), considerado severo.

 

Entre os serviços oferecidos pelo Instituto Vida Autismo, mantido por uma associação de pais em parceria com o Governo do Estado, estão atividades recreativas, treinamento de habilidades básicas para a autonomia e atividades físicas.



 

Na ocasião, Ana Maria Lins destacou a importância do espaço para os pais das crianças. "A exemplo de tantas instituições que temos visitado, o Instituto Vida Autismo oferece um serviço de grande importância para essas famílias. Ouvimos atentamente as reivindicações da diretoria, que serão levadas ao governador João Azevêdo", afirmou.

 

Já a presidente do Instituto Vida Autismo, Izabela Lima, agradeceu a visita da primeira-dama ao espaço. "Essa visita nos deixou muito otimistas com relação à ampliação dessa parceria com o Governo do Estado. São famílias de baixa renda, que precisam muito da ampliação desse apoio. Agradecemos muito essa oportunidade", disse.

 

Acompanhou a visita a presidente da Associação Paraibana de Autismo (APA), Hosana Carneiro. "A visita da primeira-dama reforça a nossa esperança, principalmente representando um governo que tem tanta sensibilidade pela causa da pessoa com deficiência. Estamos todos gratos", comentou.

 

Entre as histórias conhecidas pela primeira-dama está a da dona de casa Rizoneide Freitas. Mãe de Thalles, de 14 anos, Rizoneide, que também é diretora do Instituto Vida Autismo, sabe a importância dos serviços oferecidos pelo espaço. "O meu filho veio apresentar os sintomas do autismo aos 2 anos e meio de idade. Até os cinco anos, quando o diagnóstico foi concluído, sofremos muito, o que não teria acontecido se na época eu tivesse um lugar desse à disposição, em que trocamos muita informação", comentou Rizoneide.

 

Atualmente, o Instituto Vida Autismo conta com serviços de psicopedagogia, educação física e assistência terapêutica. Em parceria com uma empresa sediada na Inglaterra, tem assessoria on-line na capacitação dos profissionais que trabalham na associação.

 

Parcerias com clínicas e profissionais também são formadas para ministrar palestras aos pais para uma melhor convivência com o Transtorno do Espectro Autista – Secom-PB.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas