....
....
30/09/2019

Grande Exemplo: Manaira Shopping já dispõe de vagas de estacionamento específicas para autistas


Foi realizada nesta segunda-feira (30) a inauguração das vagas destinadas a veículos que atendem pessoas com o transtorno do espectro autista no estacionamento do Manaira Shopping, em João Pessoa. A medida visa dar ainda mais comodidade e conforto para as famílias de autistas, que já possuem o direito de estacionar nas vagas preferenciais.

 

Na ocasião, duas vagas sinalizadas serão colocadas exclusivamente à disposição dessa população. Elas estão localizadas no estacionamento que tem entrada na rua Manoel Almeida Arruda (rua lateral do Shopping), ao lado das vagas destinadas a pessoas com necessidades especiais. O shopping pretende expandir o número de vagas para autistas para cada pavimento de estacionamento onde há marcação de vagas preferenciais.



 

Associações, familiares, amigos e pessoas autistas estiveram presentes para comemorar o benefício. Para usar a vaga, é preciso que a família tenha a credencial de estacionamento para pessoas especiais, emitida pela Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) – Assessoria.

 

Nota da Redação

 

Como pai de uma criança autista, quero aproveitar para parabenizar o Manaira Shopping pela iniciativa. Não basta ao indivíduo com o Transtorno do Espectro Autista ter o direito à vaga – o que lhe é garantido por lei, pelo fato de ter conseguido os benefícios indicados pela legislação para um indivíduo com deficiência – pois as pessoas autistas, em geral, não apresentarem características físicas de que indiquem serem portadoras de deficiência.

 

Por isso, famílias de autistas são, frequentemente, submetidas a constrangimentos pelo fato de utilizarem estas vagas e serem interpeladas por pessoas não esclarecidas que questionam o fato de não existir, no veículo que utiliza a vaga, uma pessoa com uma característica física que aparente ter algum tipo de deficiência.

 

Que esta atitude louvável e digna de reconhecimento sirva de exemplo para outras empresas e instituições que, realmente, tenham o desejo de promover inclusão de pessoas autistas.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas