....
....
04/10/2019

Governo realiza Dia das Crianças Inclusivo com crianças e adolescentes autistas, com deficiência física, visual, auditiva e intelectual


O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), realizou, esta semana, o Dia das Crianças Inclusivo, evento que contou com a presença de 400 crianças e adolescentes com deficiência física, visual, auditiva, intelectual e o público autista, em João Pessoa. A programação ainda reuniu representantes de instituições que atendem às pessoas com deficiência, entre elas a Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad). A atividade foi extensa e regada com apresentações musicais, brincadeiras, socializações e muita diversão, uma ação que abriu o Mês da Criança.

 

O objetivo foi proporcionar uma tarde de alegria para as crianças, contribuindo para que ocupem todos os espaços, conforme preconiza o Estatuto da Pessoa com Deficiência, a Lei Brasileira de Inclusão. O evento também foi uma forma de dar visibilidade ao segmento.



 

Cristina Gomes, mãe de Cauã, usuário dos serviços da Funad, enfatizou a alegria de participar do evento. “Estou muito feliz. Para ele, tudo é novo. Foi um presente de Deus, ele estava precisando. É gratificante ver os nossos filhos sorrirem”, comentou.

 

“Esse é um encontro muito importante, nele as crianças têm a oportunidade de se confraternizarem livremente. A gente é uma família, aqui todas as crianças têm o mesmo direito e espaço, sobretudo, as carentes que não têm possibilidade de ir para uma festa de aniversário. Estou sem palavras nesse momento”, ressaltou Ana Paula, mãe, fundadora e presidenta da Instituição Amparo, primeira Associação para intervenção de Autismo na cidade de Santa Rita.

 

“Esse é um momento muito simbólico, que mostra o respeito e o compromisso do Governo do Estado com a política de inclusão social, sobretudo, que vem proporcionando possibilidades, avanços e crescimentos para o nosso público com deficiência”, afirmou a secretária Neide Nunes – Secom-PB.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas