....
....
28/10/2019

Vencedor da eleição na Argentina no primeiro turno, Alberto Fernández pede liberdade para Lula


O peronista Alberto Fernández, candidato à Presidência da Argentina nas eleições deste domingo, 27, homenageou o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, a quem considera preso injustamente. Em seu perfil no Twitter, Fernández publicou uma foto que o mostra fazendo a letra “L”, com os dedos, ao lado de sua equipe de campanha. “Um homem extraordinário que está injustamente preso há um ano e meio”, afirmou. “Feliz aniversário, querido Lula. Espero te ver em breve”, encerrou, para acrescentar a hashtag #LulaLivre.

 

A afinidade de Fernández e de sua companheira de chapa, a ex-presidente Cristina Kirchner, com Lula e os seguimentos de esquerda no Brasil foram atacados diretamente pelo governo brasileiro. O presidente Jair Bolsonaro chegou a insultá-los e a claramente se posicionar em favor da reeleição de Mauricio Macri. A irritação atingiu níveis mais elevados depois de o próprio Fernández ter visitado Lula na Polícia Federal, em Curitiba, em julho passado.



 

Deixou o prédio dizendo ser a prisão do líder petista uma “máculo ao Estado de Direito” brasileiro. “Que Bolsonaro continue a falar mal de mim: ele não sabe o bem que me faz”, ironizou.

 

Fernández também homenageou o ex-presidente argentino Néstor Kirchner, falecido justamente em 27 de outubro de 2010. Fora se chefe de gabinete na Casa Rosada e continuou na função, por um ano e meio, durante a gestão de Cristina Kirchner. “Hoje é também um dia especial para nós. Há nove anos, Néstor, que além de um grande presidente foi meu amigo, foi embora”, escreveu. “Muitos me perguntam o que eu diria a ele hoje. Eu diria: vamos voltar a fazer tudo de novo, que eu te ajudo. Muitas saudades, amigo. Gratidão eterna” – Veja.

 

Cristina também se lembrou do marido em seu perfil no Twitter, com fotos dele com eleitores argentinos. Mas não agregou nenhum comentário sobre o aniversário de Lula.

 

Eleito no 1º turno - Alberto Fernández foi eleito novo presidente da Argentina nas eleições deste domingo (27). Com a ex-presidente Cristina Kirchner como vice na chapa, ele derrotou o atual mandatário, Mauricio Macri – resultado previsto ainda nas prévias eleitorais de agosto.

 

Com 97,4% das urnas apuradas, Fernández tinha 48,02% dos votos. Macri, 40,46%. O resultado garantia a vitória para o kirchnerista porque, na Argentina, o candidato vence no primeiro turno se obtiver mais do que 45% dos votos – G1.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas