....
....
01/11/2019

Mesmo após se arrepender do que disse, entidades e políticos repudiam fala de Eduardo Bolsonaro sobre novo AI-5


Entidades da sociedade civil e políticos repudiaram nesta quinta-feira (31) a fala do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) sobre a possibilidade de o governo reeditar um novo AI-5, se a esquerda "radicalizar".

 

Numa entrevista em vídeo divulgado nesta quinta no canal do YouTube da jornalista Leda Nagle, o deputado afirmou que chegará um momento "em que a situação vai ser igual ao final dos anos 1960 no Brasil, quando sequestravam aeronaves, quando se sequestravam, executavam-se grandes autoridades, cônsules, embaixadores, execução de policiais, de militares”.



 

"Se a esquerda radicalizar a esse ponto, a gente vai precisar ter uma resposta. E uma resposta pode ser via um novo AI-5, pode ser via uma legislação aprovada através de um plebiscito como ocorreu na Itália, alguma resposta vai ter que ser dada”, completou Eduardo.

 

O presidente Jair Bolsonaro disse lamentar a declaração do filho. "Quem quer que fale de AI-5, está sonhando", afirmou o presidente.

 

(ATUALIZAÇÃO: No final da tarde desta quinta, Eduardo Bolsonaro afirmou em entrevista à TV Bandeirantes que "talvez tenha sido infeliz" ao cogitar "um novo AI-5" no Brasil. Declarou ainda que "não existe qualquer possibilidade" de isso acontecer.)

 

Repercussão

 

Veja abaixo o que disseram políticos, entidades, partidos e autoridades sobre a declaração do deputado:

 

CÂMARA DOS DEPUTADOS

 

Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados: "O Brasil é um Estado Democrático de Direito e retornou à normalidade institucional desde 15 de março de 1985, quando a ditadura militar foi encerrada com a posse de um governo civil. Eduardo Bolsonaro, que exerce o mandato de deputado federal para o qual foi eleito pelo povo de São Paulo, ao tomar posse jurou respeitar a Constituição de 1988. Foi essa Constituição, a mais longeva Carta Magna brasileira, que fez o país reencontrar sua normalidade institucional e democrática. A Carta de 88 abomina, criminaliza e tem instrumentos para punir quaisquer grupos ou cidadãos que atentem contra seus princípios – e atos institucionais atentam contra os princípios e os fundamentos de nossa Constituição. O Brasil é uma democracia. Manifestações como a do senhor Eduardo Bolsonaro são repugnantes, do ponto de vista democrático, e têm de ser repelidas como toda a indignação possível pelas instituições brasileiras. A apologia reiterada a instrumentos da ditadura é passível de punição pelas ferramentas que detêm as instituições democráticas brasileiras. Ninguém está imune a isso. O Brasil jamais regressará aos anos de chumbo.” 

 

SENADO FEDERAL E CONGRESSO NACIONAL

 

Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente do Senado e do Congresso: "Como presidente do Congresso Nacional da República Federativa do Brasil, honro a Constituição Federal do meu país, à qual prestei juramento, e ciente da minha responsabilidade, trabalho diariamente pelo fortalecimento das instituições, convicto de que o respeito e a harmonia entre os poderes é o alicerce da democracia, que é intocável sob o ponto de vista civilizatório. É lamentável que um agente político, eleito com o voto popular, instrumento fundamental do Estado democrático de Direito, possa insinuar contra a ferramenta que lhe outorgou o próprio mandato. Mais do que isso: é um absurdo ver um agente político, fruto do sistema democrático, fazer qualquer tipo de incitação antidemocrática. E é inadmissível esse afronta à Constituição. Não há espaço para que se fale em retrocesso autoritário. O fortalecimento das instituições é a prova irrefutável de que o Brasil é, hoje, uma democracia forte e que exige respeito."

 

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

 

Marco Aurélio Mello, ministro do Supremo Tribunal Federal: “Tempos mais do que estranhos quando há essa tentativa de esgarçamento da democracia. Ventos que querem levar ares democráticos (...) Péssimo. O presidente e familiares precisam ter mais temperança.”

 

ENTIDADES

 

Ordem dos Advogados do Brasil: “É gravíssima a manifestação do deputado, que é líder do partido do presidente da República. É uma afronta à Constituição, ao Estado democrático de direito e um flerte inaceitável com exemplos fascistas e com um passado de arbítrio, censura à imprensa, tortura e falta de liberdade.”

 

Anistia Internacional: “Invocações à época do regime militar, como vimos nesta quinta-feira, são inadmissíveis. Esta foi um capítulo extremamente sombrio da história do país, em que o Estado foi responsável por perseguições, torturas, desaparecimentos forçados e mortes de cidadãos e cidadãs. O que se espera das autoridades democraticamente eleitas é que trabalhem para cumprir suas obrigações constitucionais, que passam pela promoção ao direito humano à vida e à dignidade humana, direitos esses violados pelo Estado durante o regime militar. Muitas pessoas afetadas pela ditadura ainda aguardam por justiça e reparação."

 

Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe): "Um novo AI-5 representaria uma grave afronta à democracia e à Constituição Federal, por promover cassações de mandatos, suspensão de direitos políticos, demissões e perseguições, fechamento do Congresso Nacional e intervenção nos Estados e Municípios. Por isso, é inaceitável que um parlamentar federal defenda a possibilidade de qualquer instrumento que coloque em risco a ordem democrática. A Ajufe repudia qualquer afronta à democracia, pugnando pela estabilidade política e bom senso das instituições e de seus interlocutores."

 

Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR): "Cogitar a edição de Atos Institucionais, em especial, com conteúdo idêntico ou similar ao do AI-5, é flertar com um passado tenebroso, responsável pela censura à imprensa e à classe artística, pelo fechamento do Congresso Nacional, por milhares de torturados e centenas de desaparecidos políticos. Conviver com a divergência de ideias e ações de forma civilizada é pressuposto básico de qualquer democracia e não justifica saudosismos autoritários. A ANPR repudia qualquer tentativa de se reeditar a barbárie dos anos de chumbo e entende que cabe, à sociedade brasileira, e ainda mais aos seus representantes democraticamente eleitos, a defesa intransigente da efetivação das liberdades individuais e coletivas garantidas pela Constituição Federal de 1988."

 

Frente Nacional de Prefeitos: "Flertar com o AI-5 é inaceitável e uma afronta à democracia. É crime previsto na Lei de Segurança Nacional. É lamentável e muito preocupante que um parlamentar cogite reeditar o pior período da história do Brasil republicano. Propor tamanho retrocesso é uma afronta à Constituição. Defender o Estado Democrático de Direito é dever de todos os brasileiros, especialmente por aqueles eleitos pelo voto direto. Por isso, é indispensável que a Comissão de Ética da Câmara dos Deputados, a casa do povo, tome urgentemente as providências cabíveis e necessárias para defender a democracia brasileira."

 

GOVERNADORES

 

Flávio Dino (PCdoB), governador do Maranhão: "O AI-5 trouxe assassinatos, torturas, prisões ilegais, cassações de mandatos, perseguições. Invoco a memória dos ministros do Supremo Evandro Lins e Silva, Hermes Lima e Victor Nunes Leal, cassados pela ditadura, para repudiar a ameaça delirante de um “novo AI-5.”

 

João Doria (PSDB), governador de São Paulo: "O Brasil consolidou, ao longo de três décadas, a sua ordem democrática. As instituições funcionam e toda e qualquer ameaça à conquista do Estado Democrático de Direito deve ser repelida. A ruptura do modelo democrático é inaceitável. O país quer distância dos radicais que pregam medidas de exceção e atentam contra a Constituição. Repudiamos a tentação autoritária e o silêncio de quem as patrocina. Conheci de perto o mal que ditadores e ditaduras fazem às pessoas, às famílias e ao país. Reviver o passado traumático da nossa história é condenar o futuro do país e do seu povo. A democracia brasileira não tem medo de bravatas. O Brasil estará unido para manter as liberdades civis, a imprensa livre e as garantias fundamentais. A Nação não deixará de ter fidelidade aos seus valores democráticos."

 

PARTIDOS

 

Cidadania (presidente Roberto Freire): "Um golpista na verdadeira acepção da palavra. Atenta claramente contra a Democracia no país. Cabe à Câmara dos Deputados exigir do deputado Eduardo Bolsonaro respeito ao Estado de Direito censurando-o publicamente. Se houver insistência, medidas legais mais firmes se impõem." 

 

DEM (presidente ACM Neto): A defesa intransigente da democracia está no DNA do Democratas. Condenamos e combateremos qualquer tentativa de ameaça à liberdade política e ao pleno funcionamento das instituições do nosso país. As declarações do deputado Eduardo Bolsonaro são uma inaceitável afronta à democracia. Nesse momento o país precisa de equilíbrio e responsabilidade, não de ameaças e radicalizações como as defendidas pelo parlamentar."

 

MDB (presidente Baleia Rossi, deputado federal): "Como Movimento Democrático Brasileiro que nasceu e cresceu na defesa da Constituição, consideramos inaceitável qualquer menção a atos que possam colocar em risco, de novo, a liberdade do cidadão brasileiro. Lutamos contra a ditadura e seu pior mal, o AI-5, que nos marcou como o momento mais triste da nossa história recente. O Brasil espera que não percamos o equilíbrio e o foco no que mais precisamos: empregos e renda para as pessoas."

 

Novo: "Condenamos a declaração de Eduardo Bolsonaro. Os políticos devem defender a liberdade do cidadão, e não medidas autoritárias, como vimos durante o período militar. O desenvolvimento de uma nação passa pelo fortalecimento das instituições. Atuar contra elas nos manterá no atraso."

 

Podemos: "O Podemos repudia as declarações do deputado Eduardo Bolsonaro favoráveis à adoção de medidas que atentam contra a nossa democracia. São inadmissíveis o flerte a medidas de exceção, o culto ao autoritarismo e o ataque às instituições democráticas. O Brasil não deve tolerar tais ameaças! No mês em que se completam 31 anos da promulgação da Carta Magna, o Podemos reafirma o seu compromisso com os valores democráticos e o respeito à Constituição Federal. 

 

PROS: "O PROS, como partido político legalmente instituído no Brasil, entende como dever promover uma forte defesa da democracia brasileira. O país apresenta graves problemas políticos e econômicos, que acentuam a desigualdade e geram negativas consequências sociais. Aventar qualquer enfrentamento ao nosso atual regime político é irresponsável e inconsequente principalmente, quando se flerta com o autoritarismo. A soberania do país se dá pelo povo brasileiro e sua força, pela liberdade de organização e participação política. Que a racionalidade prevaleça sobre a inconsequência."

 

PSDB (presidente Bruno Araújo): "Parece que não restam mais dúvidas sobre as intenções autoritárias de quem não suporta viver em uma sociedade livre. Preferem a coerção ao livre debate de ideias. Escolhem a intolerância ao diálogo. Ameaçar a democracia é jogar o Brasil novamente nas trevas. O PSDB nasceu na luta pela volta da democracia no Brasil condena de maneira veemente as declarações do filho do presidente da República."

 

PSC: O Partido Social Cristão (PSC) repudia, de forma veemente, qualquer atitude autoritária que atente contra a Constituição e as liberdades individuais. A declaração do deputado Eduardo Bolsonaro é absurda e despropositada.

 

PSL (nota assinada pelo presidente, deputado Luciano Bivar e Executiva Nacional): O Diretório Nacional do Partido Social Liberal, com veemência, repudia integralmente qualquer manifestação antidemocrática que, de alguma forma, considere a reedição de atos autoritários. A simples lembrança de um período de restrição de liberdades é inaceitável. O Brasil demorou anos para voltar a respirar democracia e a eleger diretamente seus representantes, a um custo altíssimo, tanto para o Estado quanto para as vítimas do regime transitório. Não podemos permitir que sejam abalados pilares democráticos caros, como a tolerância, a prática de aceitar o contraditório, as críticas e o trabalho importante da imprensa, que deve ser livre, sem amarras de qualquer tipo. O PSL é contra qualquer iniciativa que resulte em retirada de direitos e garantias constitucionais. Em nosso partido, a democracia não é negociável. Fica aqui nossa manifestação de repúdio a esta tentativa de golpe ao povo brasileiro."

 

PT (Gleisi Hoffmann, presidente do partido): "Declaração de Eduardo Bolsonaro é criminosa, contra a Constituição e a democracia. Ele já fez discurso neste sentido e agora escancara a posição. Mais do que a oposição, presidentes da Câmara, Senado e STF precisam reagir. É preciso garantir a democracia que estamos construindo."

 

PV (Partido Verde): "Mais uma vez a democracia brasileira foi ameaçada. É inadmissível que um deputado federal eleito democraticamente faça apologia à um regime autoritário, gravidade ainda maior sendo o filho da autoridade máxima deste País. Não se pode admitir a afronta ao Estado Democrático de Direito, como está ocorrendo neste Governo. O Partido Verde luta pela democracia plena, pela justiça, pela verdade, contra qualquer tipo de autoritarismo e aparelhamento das instituições públicas para benefício próprio. É urgente que as forças democráticas se unam para impedir qualquer retrocesso."

 

Rede: "Repudiamos o discurso autoritário e arrogante do Deputado Eduardo Bolsonaro que chegou a essa posição graças a eleições democráticas, que acolheram seu ideário conservador, com traços autoritários, mas contido nos parâmetros que a democracia adota. Sua fala não está condizente com um representante do povo, membro de um dos poderes que agora ele ameaça com a possível edição de um Ato Institucional. A Rede Sustentabilidade entrará no STF com ação contra o Deputado por atentar contra as instituições democráticas e também o denunciaremos no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados pedindo a cassação do mandato.

 

Republicanos: "O partido Republicanos repudia veementemente a declaração. Nós, republicanos, defendemos de forma intransigente a Constituição, a democracia e as instituições e não podemos aceitar, sob nenhuma justificativa, qualquer incitação a atitudes autoritárias. Infelizmente não é a primeira vez que Eduardo Bolsonaro, o deputado mais votado da nossa democracia, dá indícios de que flerta com o autoritarismo. É hora de investir no bom senso, no equilíbrio, na moderação e no diálogo. Nós, do Republicanos, colocamo-nos à disposição para ajudar nessa construção desde que qualquer simples menção aos momentos obscuros da nossa história fiquem para trás."

 

Solidariedade: "O Solidariedade é um partido que preza pelos valores democráticos e, por isso, repudia as palavras do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) que, pela segunda vez citou uma nova edição do AI-5, ato institucional que limitou as liberdades individuais durante a ditadura militar. Para o partido, esse tipo de declaração só traz instabilidade e não ajuda na recuperação do país. Vamos defender a democracia, não podemos nos calar!"

 

POLÍTICOS

 

Alê Silva (PSL-MG), deputada federal: "Hoje o tema é AÍ 5. Pois bem, quando ele foi instituído no Brasil nós vivíamos a mercê de uma esquerda terrorista, que se encontrava infiltrada em todos os segmentos da sociedade. Se esse Estado de guerra voltasse, talvez realmente não iríamos ter outra alternativa."

 

Alessandro Molon (PSB-RJ), deputado federal e líder da oposição na Câmara: “O povo brasileiro não aceita e não tolera o fim da democracia. O presidente e sua família foram eleitos pela via democrática e juraram defendê-la. E democracia não combina com AI-5 ou qualquer outra medida autoritária.”

 

Alessandro Vieira, senador (Cidadania-SE): “A defesa de soluções autoritárias é um reflexo do profundo despreparo de alguns, que se mostram incapazes para enfrentar uma disputa democrática de ideias e argumentos. Já vivemos uma ditadura. Qualquer análise equilibrada aponta os profundos danos sofridos pela sociedade brasileira. Não vamos admitir retrocessos.”

 

Arthur Lira (PP-AL), deputado federal: "É lamentável um parlamentar eleito democraticamente evocar esse tipo de instrumento, que deve ser lembrando apenas como advertência para que uma triste fase da nossa história não se repita. Se hoje podemos exercer o debate e expressar nossas posições políticas é porque vencemos a mordaça estabelecida pelo AI-5."

 

Bibo Nunes (PSL-RS), deputado federal: “A declaração do colega Eduardo foi uma declaração na condicional. É importante salientar isso: se acontecer isso, pode acontecer isto, não foi nada radicalizado. É uma condicional. Se acontecer, poderá acontecer isto. Não foi nada de incisivo: vamos fazer isso, acredito nisto, tem que ser isto. Não! Foi na condicional. (...) Ele levantou a possibilidade, se houver uma esquerda extremada – e nós somos contra qualquer tipo de extremismo, tanto de esquerda como de direita. Nenhum extremismo funciona. (...) [O AI5] foi extremo, mas não quer dizer que nós venhamos a trazer um extremismo de volta, a não ser que tenha um extremismo de esquerda, que eu não acredito que vá acontecer. (...) A toda ação, vem uma reação, mas eu não vejo ambiente de extremismo na esquerda e espero que não tenha. Vamos preservar a democracia acima de tudo.”

 

Carlos Sampaio (SP), líder do PSDB na Câmara: “É um comentário que afronta a democracia, agride o bom senso e que não ajuda em nada o país neste momento em que estabilidade política é essencial para avançarmos nas discussões que são importantes para o país [...] A democracia, os direitos e liberdades fundamentais, e o funcionamento das nossas instituições devem ser defendidos por todos os brasileiros. São valores sobre os quais não podemos retroceder um milímetro.”

 

Coronel Tadeu (PSL-SP), deputado federal: "Em pleno século 21, falar em ato institucional é algo inimaginável. O Brasil buscou a democracia e hoje vive e respira uma democracia. Se houver radicalização, se houver perturbação da ordem pública, é preciso combater com energia. O Ato Institucional de 1968 não cabe mais hoje, nos tempos atuais. É preciso buscar o entendimento, a convergência de ideias. A democracia está aí pra isso."

 

David Miranda (PSOL-RJ), deputado federal: Essa declaração de Eduardo Bolsonaro prometendo um novo AI-5 é criminosa! Não vai passar batido: o PSOL vai entrar com pedido de cassação do mandato dele no Conselho de Ética e tomaremos as demais medidas cabíveis. Ditadura nunca mais.

 

Fábio Trad (PSD-MS), deputado federal: "É uma fala que atenta criminosamente contra o estado democrático de direito e revela o absoluto despreparo enquanto homem público para a atividade político-partidária num estado democrático como o que vivemos hoje no Brasil. É um risco concreto [para a democracia] que deve ser combatido através de uma resistência permanente daqueles que têm vocação para a democracia, que me parece que não é o caso de quem falou. Eu creio que o Poder Legislativo federal deve reagir, enquanto instituição que representa um poder constituído, duramente a esta fala, que, como disse, é um atentado criminoso contra a ordem democrática."

 

Humberto Costa, senador (PT-PE): "Considero que é extremamente grave porque parte de alguém que é líder de um partido, presidente da Comissão de Defesa Nacional da Câmara e filho do presidente da República. Essa afirmação significa um crime contra a ordem democrática brasileira, e as instituições brasileiras não podem continuar tratando esse deputado como se fosse um inimputável porque nós assistimos o que acontecia em relação ao ex-deputado Jair Bolsonaro, que durante 30 anos repetia as mesmas coisas e se tornou presidente da República. E essas insinuações de autoritarismo podem se tornar realidade. Então o Congresso tem que avaliar, a Câmara dos Deputados tem que colocá-lo no Conselho de Ética e o Supremo Tribunal Federal tem que ser provocado para se manifestar contra esse crime contra a ordem democrática no Brasil."

 

Ivan Valente (PSOL-SP), deputado federal: "O PSOL, frente à agressão contra a democracia e o estado Democrático de Direito, o pedido de AI-5 pronunciado pelo deputado Eduardo Bolsonaro, está redigindo um pedido de cassação de mandato no Conselho de Ética. Nós consultamos o líder Paulo Pimenta do PT, o líder André Figueiredo, do PDT, a líder Jandira Feghali, do PCdoB, o líder Tadeu Alencar, do PSB, que toparam assinar junto com o PSOL uma representação no Conselho de Ética para cassar o mandato do deputado Eduardo Bolsonaro. Também tomamos a iniciativa de fazer uma notícia-crime hoje no STF com os mesmos argumentos, ou seja, ele quer fechar o Congresso Nacional, quer violar o Estado Democrático de Direito. Ele está pregando uma ditadura."

 

Jaques Wagner (PT-BA), senador: "Seria cômico, se não fosse trágico. Felizmente a Constituição brasileira é mais sólida que as opiniões irresponsáveis de um deputado para o qual o fato de saber fritar hambúrguer o credenciava para ser embaixador. Tampouco de um ministro general que flerta com o rompimento democrático, um valor caro às Forças Armadas. Essas vozes do atraso seguem sua tática de dispersar as atenções enquanto destroem nossa economia e nossa soberania. Mais do que os absurdos falados, precisamos combater o seu projeto de país."

 

Jandira Feghali (PCdoB-RJ), deputada federal: "É o Brasil com AI-5 em pleno 2019 que Bolsonaro quer vender para o mundo e investidores? Um país com censura prévia, perseguição às liberdades individuais e MORTES pelo Estado? É irresponsável, leviano! Essa família no poder é um erro grave na História do país."

 

Joice Hasselmann (PSL-SP), deputada federal: "É uma declaração grave que não pode ser tratada como uma declaração qualquer. Qualquer um que flerte com autoritarismo é digno de repúdio numa democracia. Mas aqui temos um agravante. Estamos falando de um deputado federal eleito democraticamente nas urnas. Estamos falando do líder do partido, do meu partido, e estamos falando do filho do presidente da República, que não esconde claramente a sua intenção, o seu flerte, namoro com autoritarismo extremo. É preciso lembrar que o artigo 5º da Constituição Federal trata como crime qualquer atentado à democracia brasileira. A democracia deve prevalecer e todo cidadão que tem dignidade e respeito pelo estado democrático de direito tem que repudiar uma declaração como essa."

 

José Sarney, ex-presidente da República e ex-senador: “Lamento que um parlamentar, que começa seu mandato jurando a Constituição, sugira, em algum momento, tentar violá-la (...). Fui o Relator no Congresso Nacional da Emenda Constitucional que extinguiu o AI-5, enviada pelo Presidente Geisel. Presidi a Transição Democrática, que convocou a Constituinte e fez a Constituição de 1988. Sua primeira cláusula pétrea é o regime democrático (...). Sei que expresso o sentimento do povo brasileiro, inclusive das nossas Forças Armadas, que asseguraram a Transição Democrática, que sempre proclamei que seria feita com elas, e não contra elas.”

 

Júlio Delgado (PSB-MG), deputado federal: “É no mínimo irresponsável um membro do Poder Legislativo, filho do presidente da República e líder de um partido político na Câmara dos Deputados, colocar de forma ameaçadora a possibilidade de retorno do AI-5. No momento em que o estado democrático de direito está consolidado no nosso país. Respeitar as instituições, acima de tudo, quem é membro de uma delas. Não podemos permitir que essas atitudes venham a existir, num momento de profunda instabilidade política que vive o Brasil.”

 

Junior Bozzella, deputado federal (PSL-SP): "É espantoso para não falar repugnante. Nós representamos a democracia e a valorização da liberdade de expressão do cidadão brasileiro qualquer que seja a sua ideologia. É importante deixar bem claro que o deputado Eduardo Bolsonaro fala enquanto deputado mas que eu, enquanto deputado do PSL, tenho posição completamente diferente e repudio essa declaração. O discurso extremista é mais fácil de ser identificado pelas pessoas. O deputado sabe bem como inflamar os ânimos e busca pontos sensíveis que dividem o país para manter a chama do extremismo acesa. Eu não entendo como um deputado federal pode sequer cogitar algo assim."

 

Kim Kataguiri (DEM-SP), deputado federal: “Assusta isso vir de uma pessoa que se diz conservadora, porque o conservadorismo é o conservadorismo de instituições e uma ruptura institucional é absolutamente o contrário do que ele diz pregar. É inaceitável, principalmente uma pessoa que faz parte do parlamento e da última esfera de poder do Legislativo da República Federativa do Brasil veicular ou sequer imaginar ou falar ainda seriamente em relação à volta de um ato institucional que acabou com o Poder Legislativo brasileiro. Sem tripartição de poder não existe democracia e a partir do momento que você atropela um poder em nome de outro, você enquanto filho do presidente da república, agindo como uma espécie de porta-voz, da uma demonstração autoritária."

 

Marcelo Calero (Cidadania-RJ): "O Brasil inteiro foi pego de surpresa com essa declaração absurda feita pelo deputado Eduardo Bolsonaro a respeito do AI-5. Não podemos admitir, em hipótese alguma, qualquer tipo de iniciativa que possa cercear a liberdade individual que a gente levou tanto tempo para conquistar e que a gente vai lutar, sim, até o fim para que seja mantida. É inaceitável."

 

Maria do Rosário (PT-RS), deputada federal: "Está claro que este foi escalado para tirar o foco dos outros que vizinham com o escritório do crime e milicianos do Rio. Ele não fala por seu mandato pífio. Ameaça o país e a própria Câmara dos Deputados que integra em nome da Presidência da República. Não adianta ficar de desculpinhas depois."

 

Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente e ex-senadora: "Depois de já ter dito que bastava um cabo e soldado pra fechar o STF, agora o deputado Eduardo Bolsonaro fala em aniquilação de um suposto 'inimigo interno', 'guerra assimétrica', e 'novo AI-5'. Vou repetir. Foi a democracia que permitiu um capitão chegar ao mais alto posto da República. Em um regime autoritário, ao qual a família Bolsonaro faz tanta apologia, só de um capitão manifestar qualquer pretensão de querer chegar ao poder já seria suficiente para ser severamente punido por insubordinação e quebra da hierarquia. A democracia convive com esse paradoxo de também levar ao poder seus sabotadores. Democracia sempre, ditadura nunca mais."

 

Major Olímpio (PSL-SP), senador, líder do PSL no Senado: "Acho lamentável, nos dias de hoje, se discutir ato semelhante ao AI-5 de 68. Cinco juízes, quatro senadores e 95 deputados foram cassados. O Congresso foi fechado. Como que eu, parlamentar, vou defender hoje o fechamento do Congresso, que representa a população brasileira? Bem ou mal, representa. O AI-5 permitia que se expulsasse imediatamente servidores públicos com estabilidade. O Brasil carece, justamente, da ampliação da democracia, do respeito, do respeito ao contraditório. Se o deputado que é filho do presidente fala uma coisa dessas... Não existe cargo de filho de presidente. É uma manifestação isolada de um deputado, em 513, que não querem defender fechamento do Congresso. Que haja bom senso em todos e que possamos mirar na melhoria do nosso país. É isso que a população tá querendo."

 

Randolfe Rodrigues (Rede-AP), senador: "Nós da Rede Sustentabilidade iremos representar contra o deputado Eduardo Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal e no Conselho de Ética da Câmara por atentar contra as instituições do Estado Democrático de Direito."

 

Rubens Bueno (Cidadania-PR), deputado federal: “Trata-se de uma estupidez política, uma ameaça de golpe que precisa ser rechaçada por todos os democratas. Invocar o AI-5 é atentar contra a nossa Constituição, que rejeita qualquer instrumento de exceção. Somos um Estado Democrático de Direito, e um parlamentar não pode nem mesmo aventar uma possibilidade desse tipo. Creio que cabe até uma reprimenda pública por parte da Câmara ao deputado Eduardo Bolsonaro.”

 

Simone Tebet (MDB-MS), senadora e presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado: "Estarrecedor e inaceitavável. Qualquer um que tenha vivido, ou tenha conhecimento mínimo, do que foram os atos institucionais, em especial o AI 5, não pode aceitar uma declaração como esta, não importa se de filho de presidente da República ou não, mas, especialmente de um integrante do Congresso Nacional, de quem se espera o cumprimento do juramento constitucional, feito no momento da posse, de defender a democracia e respeitar a Constituição brasileira. As crises da democracia somente podem ser resolvidas no bojo da própria democracia." – G1.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas