....
....
14/11/2019

“Sou radicalmente contra a proposta do governo de extinção dos municípios”, diz deputado Adriano Galdino


O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, afirmou nesta quinta-feira (14) que é “radicalmente contra” a proposta lançada pelo presidente Jair Bolsonaro de extinção dos municípios que tenham abaixo de 5 mil habitantes e com arrecadação própria menor que 10% da receita total.

 

De acordo com o parlamentar, a proposta é extremamente danosa aos municípios e trará prejuízos aos habitantes das pequenas cidades. “O deputado que for a favor dessa medida vai estar trabalhando contra a Paraíba”, disse ele.



 

O presidente da ALPB rechaçou o argumento do governo de que os municípios pequenos só geram prejuízos, devido aos altos custos para a manutenção da máquina municipal – sobretudo com salários de prefeitos e vereadores. “A justificativa de economia de salário de prefeito e de vereadores é o pano de fundo que o governo usa para encobrir esse absurdo de proposta”.

 

Adriano Galdino também disse que, ao contrário de propor a extinção das pequenas cidades, o governo federal deveria estimular a economia dessas localidades, desafogando os grandes centros, política contrária ao que, historicamente, na opinião do presidente da ALPB, os governos sempre fizeram, que foi o de estimular as empresas a se instalarem apenas em grandes conglomerados.

 

“O município não tem renda porque o governo federal sempre foi injusto com os pequenos municípios, ao estimular as grandes empresas a se instalarem nas capitais. No Brasil as pessoas fazem um erro e querem consertar com outro erro”, declarou o presidente da ALPB.

 

A proposta do governo federal, apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro, é acabar com os municípios com menos de 5 mil habitantes e com arrecadação própria menor que 10% da receita total. Atualmente, 1.220 municípios brasileiros se enquadram nestes critérios, o que dá 22,5% do total de 5.570 municípios.


As declarações foram dadas em entrevista à rádio Arapuan FM de João Pessooa.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas