....
....
18/11/2019

Servidores da saúde de Campina farão mobilizações semanais contra descaso da Prefeitura. Primeiro ato acontece nesta terça


Os servidores da saúde de Campina Grande farão um dia de paralisação semanal com mobilizações. O primeiro ato está marcado para esta terça-feira, 19, na sede da Secretaria de Saúde do município, a partir das 9h. O calendário foi definido em assembleia coordenada pelo Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste e Borborema (Sintab), realizada na manhã da última quinta, 14, no Clube do Sintab.

 

Como reforçou o presidente do sindicato, Giovanni Freire, a pauta é extensa e os problemas são antigos e recorrentes. “Este é o posicionamento dos servidores da saúde, diante do recorrente descaso, como o não cumprimento dos Planos de Cargos e o não pagamento do benefício do Pmaq – Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica –, embora haja uma minuta que foi elaborada entre a gestão, o Conselho Municipal de Saúde e os trabalhadores, aprovada no Conselho e apresentada em assembleia, mas que não se tornou lei para o efetivo pagamento da verba”, explicou.



 

Giovanni também detalhou as providências com relação às transferências indevidas: “Os servidores deliberam que só aceitarão ser transferidos por meio de ato administrativo e motivado”. Outro problema bastante grave, que afeta não só os trabalhadores, mas diretamente a população, são as condições de trabalho. “As denúncias se repetem aqui no município, inclusive o Sintab tem constantemente denunciado a situação, além das inúmeras tentativas de negociação”, completou.

 

O presidente destacou ainda que as mobilizações têm o objetivo de chamar atenção tanto da sociedade, como da gestão, para que providências efetivas sejam tomadas. “Diante de tantos ofícios já encaminhados sobre estas mesmas pautas, a gente espera que, além de existir uma negociação, haja algum encaminhamento, uma das urgências é que o projeto de lei do Pmaq se torne lei ainda este ano, já que a gestão se pronunciou que irá pagar a partir de janeiro de 2020 e nós queremos que isso já aconteça de acordo com a nova lei. Com relação ao PCCR e às outras demandas, o que se espera é que haja um cronograma de encaminhamentos e resolutividade, até porque já houve bastante negociação, mas não a concretização do que foi negociado", frisou – Assessoria.

 

Confira o calendário de mobilizações:

 

19/11 – Secretaria de Saúde (SMS) – 9h

26/11 – Conselho Municipal de Saúde/SMS – 14h

04/12 – Gabinete da Prefeitura Municipal – 9h

12/12 – Bairros de Campina Grande (ainda a definir) – A partir das 8h

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas