....
....
18/12/2019

Previsão aponta chuvas para janeiro, fevereiro e março de 2020 no Cariri, Curimataú, Sertão e Alto Sertão da Paraíba


A atual configuração oceânico-atmosférica global, bem como do resultado de modelos de previsão climática de instituições nacionais e internacionais, indicam a tendência das chuvas ocorrerem dentro da média histórica no semiárido paraibano (regiões do Alto Sertão, Sertão e Cariri/Curimataú), entre os meses de janeiro e março de 2020.

 

Em termos numéricos, estima-se que os totais pluviométricos acumulados no período poderão oscilar com uma margem de 20% com relação à média histórica. A conclusão está no prognóstico apresentado pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba, através da Gerência de Monitoramento e Hidrometria em parceria com a Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Campina Grande, a Agência Pernambucana de Tempo e Clima, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte e a Universidade Federal de Alagoas.



 

O documento foi tirado ao final da Reunião Técnica de Análise e Previsão Climática para o setor Norte da região Nordeste. Especialistas em recursos hídricos da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, ocorrida nesta terça-feira (17), oportunidade em que foram discutidas as principais características climáticas da Região, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

 

Veja outros trechos do relatório:

 

As condições oceânicas e atmosféricas globais indicam uma configuração de neutralidade com relação ao fenômeno El Niño na região equatorial do oceano Pacífico, uma vez que as anomalias de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) encontram-se, em média, oscilantes entre -0,39oC adjacente à costa peruana, e 0,49oC e 0,64oC no Pacífico central e oeste, respectivamente.

 

Por outro lado, a bacia do oceano Atlântico, que representa um importante condicionante da variabilidade climática no semiárido nordestino, em particular do estado da Paraíba, mostra extensa área com anomalias positivas de TSM na costa africana, enquanto que próximo ao litoral nordestino, apresenta valores associados à média histórica.

 

SOBRE O PROGNÓSTICO

 

Ressalta-se que, no mês de janeiro e início de fevereiro, é normal ocorrer maior variabilidade das chuvas com prováveis eventos significativos devido aos tipos de sistemas meteorológicos atuantes, os quais ocorrem de forma transiente, principalmente pela atuação de Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN) sobre o Nordeste do Brasil. Sendo assim, é de fundamental importância, o contínuo monitoramento das condições oceânicas e atmosféricas globais.

 

O presente prognóstico foi elaborado em 17/12/2019, sob organização da

 

 

Participarão da elaboração deste documento, representantes da Aesa, UFCG, Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) e Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) – Secom-PB.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas