....
....
09/01/2020

Gerente de bar é julgado sob acusação de estuprar jovem de 23 anos e depois mata-la com taco de beisebol


Começou nesta quinta-feira (9) o julgamento do gerente acusado de feminicídio por estuprar e matar uma ativista feminista com um taco de beisebol em um bar da Zona Leste de São Paulo, onde ele trabalhava, no fim de 2016. O réu Willy Gorayeb Liger, de 29 anos, responde preso pelos crimes contra Debora Soriano de Melo, que tinha 23 anos.

 

O julgamento ocorre no plenário 6 da 1ª Vara do Júri no Fórum Criminal da Barra Funda, Zona Oeste da capital. De acordo com a acusação feita pelo Ministério Público (MP), a vítima foi violentada e assassinada em 14 de dezembro de 2016 no bar "Sr. Boteco", na Mooca. O gerente é primo do dono do estabelecimento comercial à época.

 

O G1 não conseguiu localizar a defesa do acusado para comentar o assunto.



 

Taco de beisebol

 

De acordo com a denúncia feita pela Promotoria, Willy matou Debora com golpes de taco na cabeça para que ela não o denunciasse por tê-la estuprado antes. Segundo o promotor Felipe Eduardo Levit Zilberman, a vítima não queria ter relações sexuais com o agressor.

 

“O acusado alega que não se lembra direito do crime, que se recorda de ter usado cocaína com Debora, de que eles discutiram e de que ele a golpeou com um taco de beisebol na cabeça”, disse Zilberman. “Sobre o estupro, porém, ele disse não se lembrar de ter cometido”.

 

Apesar disso, o MP informou ter laudos do Instituto Médico Legal (IML) que comprovam que Debora foi estuprada. Feminista, ela participava de grupos e manifestações para pedir punição a homens que cometiam crimes contra mulheres.

 

Além do estupro, Willy responde por homicídio doloso com quatro qualificadoras. As agravantes são o fato de, segundo a acusação, ele ter matado para assegurar a impunidade do crime sexual, o feminicídio, o meio cruel e o recurso que dificultou a defesa da vítima.

 

O feminicídio é uma qualificadora do crime de homicídio. “Ele ocorre quando é cometido contra uma mulher por menosprezo e com discriminação à condição feminina”, explicou Zilberman.

 

Testemunhas de defesa e acusação serão ouvidas no julgamento. E Willy será interrogado. Sete jurados votarão se ele tem de ser absolvido ou condenado pelos crimes. Se for considerado culpado, a pena somada para os crimes dos quais está sendo acusado pode ultrapassar 30 anos de prisão.

 

Feminicídio

 

O promotor disse estar convencido de que Willy é reincidente em crimes contra mulheres. Segundo o MP, o gerente já era procurado da Justiça antes de ter matado Débora.

 

“Em 20 de julho de 2009, ele estuprou e roubou uma outra mulher e foi condenado a 11 anos de prisão. Como respondia aos crimes em liberdade, foi expedido um mandado de prisão preventiva, mas ele nunca mais foi localizado”, disse o promotor.

 

De acordo com a Promotoria, enquanto esteve foragido, Willy cometeu mais outro crime. “Ele havia ameaçado a mãe do filho dele em 2015. Tanto é que a mulher entrou com medidas protetivas baseadas na Lei Maria da Penha, mas ele não era encontrado para ser ouvido”, falou Zilberman.

 

O último crime cometido por Willy ocorreu no final de 2016, quando ficou sozinho com Débora no bar onde trabalhava como gerente. “Tudo isso mostra bem a personalidade dele de ódio ao gênero feminino”, afirmou o promotor.

 

Após matar Débora, Willy fugiu para Ubaitaba, no sul da Bahia, onde foi preso em 23 de dezembro por determinação da Justiça. Ele estava escondido na casa de familiares.

 

De acordo com a polícia baiana, ele confessou lá o assassinato de Débora. Alegou que a matou após os dois discutirem porque ela reclamou que a droga que usavam havia acabado e queria mais. Laudo toxicológico indicou que a o agressor e a vítima consumiram cocaína.

 

O crime

 

Segundo a acusação, na noite de 13 de dezembro de 2016, Willy havia ido com dois clientes do bar a uma casa noturna na Mooca para comemorar o aniversário de um deles. Lá, conheceram Debora e uma amiga dela.

 

A vítima, sua amiga e os três homens saíram da boate às 7h e foram até o bar "Sr. Boteco", onde Willy trabalhava. Por ser primo do proprietário e morar nos fundos do bar, ele tinha a chave do estabelecimento.

 

Segundo as investigações, os cinco ficaram reunidos no interior do bar, sozinhos, já que as portas estavam fechadas, até as 9h30 do dia 14. Naquela hora, os amigos de Willy e a amiga de Débora foram embora.

 

O homicídio teria ocorrido quando os dois estavam a sós. Débora levou golpes de bastão e não resistiu aos ferimentos. Depois disso, Willy teria telefonado para o primo e contado que matou a jovem. Em seguida, fugiu. O local do crime não possui circuito interno de câmeras.

 

O primo procurou a Polícia Civil e levou os investigadores do 18º Distrito Policial (DP), Alto da Mooca, até o bar. Ao chegarem lá, encontraram o corpo da vítima. Ao lado de Débora, estava uma meia e um tênis de Willy manchados de sangue. Além de feminista, Débora era evangélica. Ela deixou dois filhos pequenos – G1.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas