....
....
05/02/2020

Declaração Infeliz: Pessoa com HIV é “despesa para todos no Brasil”, diz presidente Bolsonaro


O presidente Bolsonaro comentou nesta 4ª feira (5.fev.2020) a campanha de abstinência sexual da ministra Damares (Mulher e Direitos Humanos). Ele afirmou que “uma pessoa com HIV, além de ser 1 problema sério para ela, é uma despesa para todos aqui no Brasil”. O presidente relatava o caso de uma jovem que supostamente teve o 2º filho aos 15 anos e que contraiu HIV na 3ª gravidez.

 

As declarações foram feitas a jornalistas e apoiadores na saída do Palácio da Alvorada. O presidente acrescentou: “essa liberdade que pegaram ao longo do PT que vale tudo chega a esse ponto, uma depravação total”.



 

De acordo com o ministério da Saúde, o SUS (Sistema Único de Saúde) distribui gratuitamente todos os medicamentos antirretrovirais desde 1996, e há 7 anos, o governo provê tratamento para todas as pessoas vivendo com HIV (PVHIV), independentemente da carga viral.

 

Nesta 4ª, o presidente também disse que cortará impostos federais se Estados zerarem ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Ele ainda comentou episódios recentes na Casa Civil, como a demissão de 2 servidores. Ele afirmou que não exigiu nada do ministro Onyx Lorenzoni, que “sabe o que está fazendo”.

 

Demissões

 

Bolsonaro disse que uma reforma ministerial “é possível”, mas que “se tiver que mudar algum ministro, vocês vão saber na hora certa”. O presidente foi questionado diretamente sobre 2 ministros: Abraham Weintraub (Educação) e Onyx Lorenzoni (Casa Civil).

 

Ele não respondeu diretamente sobre Weintraub, afirmando que“toda semana a imprensa demite 1 ou 2 ministros”. Sobre Lorenzoni, o presidente comentou a declaração dessa 2ª feira (3.fev.2020), quando disse que “como eu não sou de recuar, não vou responder.”

 

Um repórter pediu ao presidente que explicasse a declaração.  O capitão replicou que “o objetivo é botar você para raciocinar”. Perguntado diretamente se Onyx fica, Bolsonaro repetiu: “raciocina.”

 

Bolsonaro disse que o chefe da Secom “continua mais firme do que nunca” e que ele “não é criminoso”. Wajngarten é investigado pela Polícia Federal por suspeita de corrupção – a pedido do Ministério Público, como o presidente fez questão de ressaltar.

 

“Você é da Folha, não é?”, disse o presidente ao jornalista que tinha feito a pergunta. “Muda o disco, está aí há 1 mês batendo no Wajngarten”. 

 

A Folha publicou uma série de reportagens mostrando possível conflito de interesses na função de Wajngarten na Secom. Ele é dono da FW Comunicação, que tem contratos com empresas contratadas pela secretaria – Poder 360.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas