....
....
10/02/2020

Por decreto, Bolsonaro exclui a participação da sociedade civil do Fundo Nacional do Meio Ambiente


O presidente Jair Bolsonaro excluiu a participação da sociedade civil do conselho deliberativo do Fundo Nacional do Meio Ambiente, ligado ao Ministério do Meio Ambiente. O Fundo possui um orçamento de mais de R$ 33 milhões destinados a apoiar projetos sustentáveis e a recuperação da qualidade ambiental, visando "elevar a qualidade de vida da população brasileira". O decreto foi publicado nesta quinta-feira (6) no Diário Oficial da União.

 

Na estrutura anterior, o conselho era composto por 22 integrantes, sendo cinco deles representantes de ONGs ambientalistas. Além de outros representantes de associações, movimentos sociais e entidades ligadas ao Meio Ambiente.



 

Nova estrutura do Conselho

 

Agora, o conselho é presidido pelo ministro de Estado do Meio Ambiente e teve o número de integrantes reduzido em mais da metade. De acordo com o decreto, irão compor o conselho cinco representantes, distribuídos entre da Casa Civil da Presidência da República; Ministério da Economia; Ministério do Meio Ambiente; Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

 

Decreto criticado

 

Congressistas da oposição utilizaram as redes sociais para se manifestarem sobre a decisão de Bolsonaro. Os políticos alegam que o projeto é antidemocrático e ameaça o meio-ambiente. "O desmonte ambiental além de covarde, é um projeto para este desgoverno! Bolsonaro fomenta o autoritarismo, cerceia a participação da sociedade em conselhos, se esconde do controle social", escreveu o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

 

"O Presidente dá continuidade à sanha por cassar a participação da sociedade civil em Conselhos. Agora é este: Fundo Nacional do Meio Ambiente. É antidemocrático! Vamos agir contra mais esse cerceamento", disse o senador Fabiano Contarato (Rede-ES).

 

"O autoritarismo é a marca deste governo. Bolsonaro excluiu a sociedade civil de mais um conselho deliberativo, reforçando sua guerra contra o meio ambiente", publicou o deputado Henrique Fontana (PT-RS).

 

A deputada Jandira Feghali (PCdoB - RJ) anunciou que entrou hoje com um Projeto de Decreto Legislativo para suspender todos os efeitos do decreto.

 

Outros decretos

 

Ontem (5) foi publicado hoje no Diário Oficial a liberação da pesca esportiva em áreas de conservação federais administradas pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio). A decisão também abrange a pesca em terras indígenas ou territórios quilombolas. O decreto estabelece que cada unidade de conservação deverá indicar, previamente, as áreas nas quais será permitida a pesca esportiva, assim como, os equipamentos de pesca que serão utilizados e outras exigências.

 

Em 2012, Bolsonaro, na época deputado federal, foi flagrado pescando na Estação Ecológica de Tamoios - uma área protegida que não permite a presença humana, em Angra dos Reis. Na época Bolsonaro foi multado em R$ 10 mil por pesca irregular, por um agente do Ibama. Porém, no final de 2018 a superintendência do Ibama no Rio de Janeiro anulou a multa e excluiu o nome de Bolsonaro do cadastro de pessoas físicas e jurídicas que têm dívida ativa com a União – Congresso em Foco.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas