....
....
11/02/2020

Para a Procuradoria Geral da República, morte de miliciano “robustece” argumento para federalizar caso Marielle


A cúpula da Procuradoria-Geral da República (PGR) avalia que a morte de Adriano Nóbrega “robustece” o pedido para federalizar as investigações do caso Marielle. Na avaliação do procurador-geral, Augusto Aras, “a cada fato novo envolvendo personagens ligados ao escritório do crime (que tem entre seus integrantes Ronnie Lessa, acusado de matar a vereadora e o motorista Anderson Gomes) maior a necessidade de se conduzir uma investigação afastada do estado do Rio.”

 

Amigos e familiares de Marielle Franco são contra a federalização e temem que a morte do miliciano reacenda o debate sobre o deslocamento da competência, que já tinha perdido, inclusive, o apoio do ministro Sergio Moro (Justiça).



 

Nos bastidores, procuradores querem entender se houve uma execução de Adriano Nóbrega na operação na Bahia por “queima de arquivo”-- como aponta a defesa do miliciano -- e defendem que a investigação ocorra longe do Rio de Janeiro.

 

Adriano Nóbrega estava foragido há um ano e foi morto no último domingo (9), após confronto com policiais na Bahia, segundo os investigadores.

 

Em nota, a Secretaria de Segurança da Bahia afirmou que Adriano era suspeito de envolvimento no assassinato de Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em março de 2018. O nome do miliciano, no entanto, não consta do inquérito que investiga a morte da vereadora.

 

A investigação sobre a morte da vereadora corre no Rio de Janeiro -- mas a ex-procuradora geral da República Raquel Dodge pediu ao Superior Tribunal de Justiça para deslocar a competência do caso, em setembro passado.

 

O pedido ainda será analisado pelo STJ, e a expectativa é que o julgamento ocorra ainda neste semestre – G1.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas