As vendas de final de ano no comércio da Paraíba colocaram,
novamente, o setor em destaque no cenário nacional, ao registrar o 2º maior
crescimento do País. De acordo com dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC),
divulgados esta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE), as vendas apresentaram alta de 10% no mês de dezembro sobre o mesmo mês
do ano anterior nas lojas comerciais do Estado, ficando atrás apenas do Estado
do Amapá, enquanto o País registrou alta de 2,6% nas vendas.
Já as vendas do comércio ampliado da Paraíba, que analisa os
segmentos de veículos, peças e materiais de construção, expandiram 5,1% em
dezembro sobre o mesmo mês do ano anterior, enquanto o crescimento do País
ficou abaixo da Paraíba (4,1%). O Estado registrou a segunda maior taxa do
Nordeste nesse indicador, ficando atrás apenas da Bahia (8%).
Ranking do País em
dezembro
Frente a dezembro de 2018, a variação das vendas do comércio
varejista nacional registrou aumento em 18 das 27 Unidades da Federação, com
destaque para os Estados do Amapá (38,7%) e Paraíba (10%), que tiveram
crescimento acima de dois dígitos. Por outro lado, pressionando negativamente,
figuram nove Unidades da Federação, com destaque para: Rondônia (-6,8%), Ceará
(-2,8%) e Paraná (-2,8%).
“A presença de recurso livre adicional devido a liberação
dos saques nas contas do FGTS a partir do mês de setembro e a melhoria na
concessão de crédito à pessoa física são alguns fatores que podem ter
influenciado esse resultado no segundo semestre. O comércio ainda não se
recuperou totalmente da crise de 2015 e 2016, mas está em seu momento mais
elevado desde outubro de 2014”, explica a gerente da pesquisa do comércio do
IBGE, Isabella Nunes, que acrescenta: “a Black Friday em 2019 caiu na última
sexta-feira do mês de novembro, o que levou o comércio a expandir as promoções
para o fim de semana e, assim, muitas das vendas desse evento ocorreram já em
dezembro, no domingo do dia 1º. Isso pode ter influenciado nos resultados
positivos para o setor de móveis e eletrodomésticos”, comenta Isabella.
Maiores crescimentos
Entre as atividades que tiveram mais destaques em
crescimento foram outros artigos de uso pessoal e doméstico; seguido por Móveis
e eletrodomésticos e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria
e cosméticos. Ainda com avanço nas vendas frente a dezembro de 2018, figuram
ainda equipamentos e material para escritório, informática e comunicação e
Livros, jornais, revistas e papelaria.
Já a influência negativa foi observada em Hipermercados,
supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; seguida, em menor medida,
por Combustíveis e lubrificantes e tecidos, vestuário e calçados, setores que
também mostraram queda nas vendas frente a dezembro de 2018 – Secom-PB.
Carlos Magno
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